Em uma conferência sobre segurança alimentar na Casa Branca, na quarta-feira 28, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, perguntou se uma congressista que morreu no mês passado estava presente no evento.
Ao listar os políticos envolvidos, ele perguntou se a deputada Jackie Walorski — que faleceu em agosto em um acidente de carro, que também vitimou dois funcionários de seu gabinete — estava presente na conferência.
“Quero agradecer a todos vocês aqui por incluírem políticos eleitos pelos dois partidos, como o deputado (Jim) McGovern, o senador (Mike) Braun, o senador (Cory) Booker, a deputada — Jackie, você está aqui? Onde está Jackie? Acho que ela não está aqui — para ajudar a tornar isso realidade”, disse Biden.
O vídeo no qual o presidente norte-americano pergunta pela deputada morta foi publicado em vários perfis no Twitter.
"Jackie, where's Jackie?," Joe Biden asks where Rep. Jackie Walorski is.
Walorski died in a car crash several months ago. Biden even released a statement of condolences in August following her death. pic.twitter.com/ZLAbGe768j
— Catch Up (@CatchUpFeed) September 28, 2022
Jackie, uma republicana do Estado de Indiana que tinha 58 anos, era uma das responsáveis pelo projeto sobre segurança alimentar.
Quando questionada por repórteres sobre o comentário de Biden, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que o presidente estava se referindo a Jackie Walorski e “reconhecendo seu trabalho incrível”.
“Ele estava nomeando os campeões do Congresso nesta questão e estava reconhecendo seu trabalho incrível. Ele já havia planejado receber a família da deputada na Casa Branca na sexta-feira. Haverá a assinatura de uma lei em sua homenagem na próxima sexta-feira (30), então, é claro, ela estava em sua mente”, destacou Karine.
Depois da morte da parlamentar, em agosto, o gabinete de Biden havia emitido uma declaração dizendo que tanto o presidente quanto a primeira-dama, Jill Biden, ficaram “chocados e tristes” com sua morte. A Casa Branca também hasteou bandeiras a meio mastro em homenagem. Porém, Biden parece ter se esquecido.
A secretária de imprensa também chegou a dizer que compreende totalmente o equívoco do presidente. “Compreendo totalmente. Eu acabei de explicar: ela estava na mente [dele]. Você sabe, o que pudemos testemunhar hoje e o que o presidente conseguiu levantar nesta conferência, neste evento, foi como seu foco em querer lidar, combater a insegurança alimentar na América. E é algo que ele estava levantando e honrando.”
Karine negou que o chefe de Estado estivesse confuso ou que houvesse algo errado no TelePrompTer. Houve muita insistência dos repórteres sobre a confusão de Biden, e a secretária de imprensa chegou a se irritar e também recusou a reconhecer que ele havia cometido um erro.
Biden, 79 anos, tem protagonizado várias situações em que se perde no palco ou se atrapalha em público e chegou a comentar o assunto, quando falou sobre reeleição, em entrevista à rede de televisão CBS.
Na quinta-feira 29, em Seul, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, cometeu uma gafe ao trocar os nomes dos países da península coreana.
Aqui tentam empurrar um LADRÃO de novo como presidente e lá nos USA entucharam na fraude um cidadão senil q deve dormir de fralda pois mija no pijama e n consegue lembrar e n saber de nada q se passa ao seu redor pois deve ter Alzheimer.
Começa assim… depois PIORA!!!
Não ri não, gente. O cara é médium e estava invocando o espírito da deputada.
ESTE É O PRESIDENTE QUE OS EUA ESCOLHERAM, TRAPAÇAS É CLARO, ESTA AÍ A POLÍTICA DE ANIQUILAÇÃO TOTAL.
Muito natural. Biden é conhecido por cumprimentar fantasmas.