Biden restabelece negócios com estatal chinesa barrada por Trump

Empresa de telecomunicações Xiaomi voltará a receber investimentos de companhias norte-americanas
-Publicidade-
O movimento de Biden pró-China fez as ações da Xiaomi dispararam mais de 6% em Hong Kong
O movimento de Biden pró-China fez as ações da Xiaomi dispararam mais de 6% em Hong Kong | Foto: Lan Hongguang/Xinhua

A estatal chinesa de telecomunicações Xiaomi voltará a receber investimentos de empresas norte-americanas. É o que determinou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao remover a empresa da lista de restrições comerciais do governo. A decisão do democrata foi tomada no início desta semana. Dessa forma, a Casa Branca reverteu uma medida tomada por Donald Trump, que havia barrado negociações entre os EUA e a companhia pública ligada ao Partido Comunista (PCC). Conforme a gestão republicana garantiu à época, a corporação estrangeira tem ligações com militares da ditadura asiática e opera aos moldes do gigante Huawei, espionando consumidores.

O movimento de Biden pró-China fez as ações da Xiaomi dispararam mais de 6% em Hong Kong. O preço dos papéis da estatal havia caído cerca de 20% desde que foi inserida na lista de restrições, em janeiro. Não é a primeira vez que Biden faz acenos ao regime do secretário-geral do PCC, Xi Jinping. Em nota conjunta emitida em abril deste ano, Biden e Xinping garantiram que vão “combater as mudanças climáticas com seriedade e urgência”, intensificando os esforços de modo a reduzir as emissões de carbono. O comunicado veio a público depois do encerramento da visita de John Kerry, “enviado climático” de Biden, a Xangai, às vésperas da Cúpula de Líderes sobre o Clima.

Leia também: “Após crise migratória, Biden retoma construção do muro de Trump”

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site