Uma bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu nas imediações da estação central de trem de Munique, no sul da Alemanha, nesta quarta-feira, 1º. Segundo a polícia, três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.
A bomba explodiu em um local onde obras da companhia ferroviária Deutsche Bahn eram realizadas. Durante perfurações, a bomba aérea, de 250 quilos, foi atingida, informou o ministro do Interior alemão, Joachim Hermann, que esteve no local.
Relacionadas
De acordo com as autoridades, ouviu-se um forte estrondo, seguido de uma coluna de fumaça. Várias viaturas dos bombeiros, dois helicópteros e dezenas de socorristas foram deslocados para o local da explosão. A circulação de trens na região foi suspensa.
Ainda não está claro por que a bomba não foi descoberta antes. Mesmo após 76 anos do fim do conflito, ainda é muito comum encontrar munições não detonadas em solo alemão.
Todos os anos, peritos desarmam cerca de 5 mil bombas, além de toneladas de outras munições.
Durante os trabalhos de construção no centro de Munique, as autoridades costumam fazer análises precisas e regulares para descobrir onde bombas não detonadas podem estar localizadas.
Impressionante!
– 76 anos depois do fim da guerra, a carga explosiva ainda estava ativa.
– … a guerra ainda produz vítimas.
– … ainda são desarmadas cerca de 5 mil bombas por anos. Se essa média vem desde 1945, isso corresponde a 380 mil bombas remanescentes. Provavelmente, a maioria é de depósitos de munições, ou seja, um risco controlado. Mesmo assim, não é pouca coisa.
Para quem não viveu na Europa daqueles dias, isso dá uma ideia da brutalidade que foi a 2aGM. As grandes cidades alemãs foram ao chão, sob os bombardeios aéreos dos Aliados. Imagens próximas das de Hiroshima após o ataque nuclear.
Uma ideia do que era Berlim na chegada do Aliados está apresentada no filme “A Queda”, sobre os últimos dias de Hitler. Um filme essencial sobre o fenômeno nazista e a 2aGM.