O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e seu secretário de Finanças, Rishi Sunak, serão multados, devido à realização de festas no período de lockdown, informou nesta terça-feira, 12, o gabinete do premiê.
“O primeiro-ministro e o secretário de Finanças receberam a notificação de que a Polícia Metropolitana tem a intenção de multá-los.” Antes, a polícia de Londres já havia aplicado 30 punições relacionadas às festas realizadas no gabinete e na residência de Boris.
As celebrações violaram as restrições do confinamento pela pandemia em 2020 e 2021, e a divulgação das festas colocou pressão sobre o premiê e gerou uma série de pedidos de renúncia, inclusive de correligionários.
A punição pela participação em reuniões com mais de 15 pessoas no lockdown é de 800 libras (cerca de R$ 5 mil).
Relacionadas
Boris Johnson admitiu festas no lockdown e pediu desculpas
No começo do ano, o premiê britânico reconheceu que esteve em uma festa durante o lockdown em 2020. Na época, ele pediu desculpas pela situação, que gerou indignação no Reino Unido. “Sei que milhões de pessoas neste país fizeram sacrifícios extraordinários nos últimos 18 meses”, afirmou, ao mencionar que “aprendeu o suficiente” com seus erros.