O Canadá alertou que a China está “jogando um plano agressivo” para minar as instituições democráticas do país. A declaração do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, aconteceu em meio a relatos de que Pequim interferiu ativamente nas eleições federais, por meio de financiamento de uma rede clandestina de candidatos.
O Serviço Canadense de Inteligência de Segurança (CSIS, na sigla em inglês) está investigando uma rede secreta de “delegacias de polícia” chinesas ilegais em Toronto.
“Tomamos medidas significativas para fortalecer a integridade de nossos processos eleitorais e nossos sistemas, e continuaremos investindo na luta contra a interferência eleitoral, contra a interferência estrangeira em nossa democracia e instituições”, disse Trudeau na segunda-feira 7. “Infelizmente, estamos vendo países, atores estatais de todo o mundo, seja a China ou outros, continuarem jogando com planos agressivos com nossas instituições, com nossas democracias.”
Os comentários do primeiro-ministro reforçam a denúncia do jornal canadense Global News de que o CSIS concluiu que Pequim trabalhou para minar o processo democrático no Canadá nas eleições de 2019 e 2021.
Segundo a investigação, os esforços chineses incluíram o financiamento de pelo menos 11 agentes políticos para influenciar as eleições a favor da China, bem como tentativas de “cooptar e corromper” ex-funcionários canadenses para ganhar poder político na capital do país.
As tentativas de interferência eleitoral tiveram como alvo membros dos partidos Liberal e Conservador, mas a investigação não deixou claro se foram bem-sucedidas.
“Todas as alegações de interferência são investigadas minuciosamente por nossas agências de segurança. À medida que as ameaças evoluem, os métodos usados para resolvê-las também devem evoluir”, declarou o premiê canadense.
Os esforços de interferência eleitoral estão ligados ao departamento de trabalho da Frente Unida do Partido Comunista, uma organização em Pequim que monitora e tenta influenciar cidadãos chineses no exterior, informou Global News.
“Tivemos evidências desasa situação nas últimas eleições em plataformas de mídia social em língua chinesa, o que interferiu em vários distritos eleitorais com comunidades chinesas significativas”, disse o deputado conservador Michael Chong ao jornal inglês Guardian.
Leia também: “Um novo Ronald para a América”, texto publicado na edição 138 da Revista Oeste
O resultado disso foi uma chamada no pé da orelha ontem
Eu não sei pq o mundo abre tanto as pernas pra os bandidos mafiosos da china. Esses canalhas se metem nos governos do mundo todo com a intenção de criar caos e derrubar os países economicamente pra depois como urubus se aproveitarem da carniça.
Ou bando de governantes Bundão, entendam o que acontece e se acordem pra esse safados chineses ou se lasquem, ponha a China no seu devido lugar, é de um país que vai passar fome pq seu governo so investe em armas aí quer roubar a comida de vocês pra alimentar seu povo. Pq vcs acham que lá se come morcego e outros bichos?
Canadenses devem estar tomando muita “cana” para aceitarem pacíficamente a DESTRUIÇÃO de seu país, que idiotas!
Será que a ABIN por aqui também fiscaliza essa ameaça?
Bela redação!
Partido Chinês financiando Conservador?? Me engana que eu gosto!!!
Filho do Fidel reclamando do ursinho Pooh, tá cheirando teatrinho isso aí hein.
Detalhe: a agencia de segurança já havia alertado Trudeau em 2019, mas ele não fez nada. Só se pronunciou agora porque a mesma denúncia foi publicada no global News. O próprio Trudeau provavelmente já foi eleito com alguma interferência da China, certamente com interferência do fórum econômico mundial. A China tem interferido em eleições no mundo inteiro, o Brasil não é exceção.
Esse Sr. Canadense está preocupado que a China faça o que ele faz com muita maestria. Ele nao quer concorrecia . A palavra que esse pessoal esquerdo psicotico mais usa é ” democracia”.
O Mundo está alimentando um monstro que vai engolir a todos. Vai dando corda para esse fórum de Davos, agenda climática e outras investidas, achando que vão conseguir dominar esse monstro, mas não vão, tempos sombrios é perigoso pela frente.
Fica em casa e faz o L
Um cretino pequeno ditador reclamando da chefia
O mundo depois de tornar a China poderosa, agora toma o seu próprio veneno. Ainda há tempo de reverter esta situação.
Justin, como é que um país tão adiantado póde crer que vai sair por aí interferindo na Democracia de outros, e não vai ter o retorno do que fazem? Isso é Física elementar. Digo: o fato é que vocês vão terminar sendo dirigidos, provavelmente, por Espíritos tão nefastos e obscuros, que prejudicam o povo só em olhar para eles.
O sujo falando do mal lavado . O aprendiz de ditador falando do professor .
Que interferiram na nossa
Faz um L , Trudeau !