O governo do Canadá convocou o Exército para participar das operações de resgate de pessoas que ficaram “ilhadas” por causa das fortes inundações que vêm castigando a costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico. As chuvas torrenciais fizeram o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau decretar estado de emergência na região.
Segundo autoridades da província da Columbia Britânica, onde fica a cidade de Vancouver, as chuvas deixaram pelo menos uma pessoa morta até o momento. Quatro estão desaparecidas.
Em Washington, onde participa de um encontro com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, Trudeau classificou a situação como “preocupante” e disse que as inundações são “históricas e terríveis”. “Posso confirmar que há centenas de membros das Forças Armadas canadenses seguindo para a Columbia Britânica para ajudar em tudo”, afirmou o premiê.
O primeiro-ministro da província, John Horgan, também decretou estado de emergência e proibiu os deslocamentos na região. Ele afirmou que as chuvas “devastaram comunidades inteiras”. “Lamentavelmente, nós esperamos confirmar mais mortes nos próximos dias”, disse Horgan.
Com informações da Agência France-Presse