Com o prazo de validade vencido, 13,6 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra covid-19 adquiridas pelo Canadá em 2020 serão descartadas, segundo comunicado da Health Canada, agência de saúde ligada ao Ministério da Saúde. O país tentou vender a quantidade excedente, mas não houve interessados, nem entre clínicas canadenses ou nem em outros países.
O Canadá assinou um contrato com a AstraZeneca em 2020 para a compra de 20 milhões de doses da vacina, e 2,3 milhões de canadenses receberam pelo menos uma dose, principalmente entre março e junho de 2021.
Porém, após preocupações no primeiro semestre de 2021 sobre coágulos sanguíneos raros, mas potencialmente fatais, causados pela vacina AstraZeneca, o país passou a utilizar os amplos estoques de vacinas de mRNA da Pfizer-BioNTech e Moderna.
Em julho de 2021, o Canadá prometeu doar os cerca de cerca de 17,7 milhões de doses de AstraZeneca, mas a maior parte do suprimento — 13,6 milhões — expiraram e terão que ser descartados.
Ao todo, o Canadá doou 8,9 milhões de doses da vacina AstraZeneca — 4,8 milhões de doses de seu principal suprimento e 4,1 milhões de doses que comprou do programa de compartilhamento de vacinas Covax.
Cerca de 85% dos canadenses são considerados totalmente vacinados, em comparação com 61% da população mundial e apenas 16% das pessoas que vivem nos países mais pobres do mundo.
Dezenas de milhões de doses descartadas
Além da rejeição pela vacina AstraZeneca, observada no Canadá, governos que adquiriram o produto e laboratórios estão descarando dezenas de milhões de doses pelo mundo em razão da baixa demanda, inversamente proporcional à registrada no fim de 2020 e início de 2021.
Recentemente, a Moderna descartou cerca de 30 milhões de doses de sua vacina porque não encontrou compradores e o prazo de validade expirou. Na Alemanha, 3,9 milhões de doses de vacina venceram no fim de junho.
O Canadá fez o mesmo com 1,2 milhão de doses vencidas da vacina da Moderna, e prepara o descarte de mais 13,6 milhões de doses vencidas da AstraZeneca, disse o Departamento de Saúde do governo.
Os países mais pobres nem de vacina precisaram.Haja vista a África Subsaariana.
“Região da África Subsaariana tem poucas mortes e casos registrados, mesmo com a baixa vacinação, e especialistas de todo o mundo buscam pelas respostas.
https://exame.com/ciencia/covid-por-que-a-africa-tem-menos-mortes/
E a ciência e a imprensa velha piram.Deus é maior.
As vacinas experimentais eram e são uma aposta com a sua saúde e muita gente perdeu a aposta.
Não quiseram doar as doses para os pobres! Mas são bons moços(as).
Podiam pelo menos doar a outros países!
ESSSA TAL DE COVID 19 FOI A COISA MAIS FAKE QUE JÁ EXISTIU…..e tem gente AINDa QUE NÃO CAIU A FICHA.
PINTARAM O DIABO MAIS FEIO DO QUE ERA…..FATO!
O que importa é que todas esss vacinas foram compradas e pagas pelo contribuinte canadense. Só isso que importa, nada mais. As BigPharmas agradecem.
Ainda há muita coisa para vir à tona à respeito dessas vacinas experimentais. Infelizmente o que virá à tona não serão boas notícias.