A carta de um dos três tripulantes uruguaios que viajavam no Titanic, escrita alguns dias antes do famoso naufrágio, em 15 de abril de 1912, será leiloada nesta sexta-feira, 30, no Uruguai.
A correspondência é um dos 800 lotes que serão leiloados pessoalmente e on-line pela casa de leilões Zorrilla Subastas.
A carta é de Ramón Artagaveytia Gómez (1840-1912), passageiro de primeira classe, e tinha como destino seu irmão Adolfo. O texto data de 11 de abril de 1912.
Leia Também: “Submarino Titan: encontrados possíveis restos humanos de tripulantes”
Ramón enviou o recado diretamente de Queenstown, na Irlanda — última parada realizada pelo Titanic para o envio de correspondências. Junto da carta havia uma fotografia de dedicatória no verso. O material será leiloado com um preço inicial de US$ 12 mil (R$ 57,5 mil).
Sebastian Zorrilla, fundador e proprietário da Zorrilla Subastas, disse que a peça estava na posse da família havia três gerações, mas agora decidiu vendê-la a um colecionador ou a um museu. “O preço é imprevisível”, disse Zorrila. “O mercado terá algo a dizer.”
Sobre a carta do Titanic
Escrita em papel timbrado e com a marca-d’água da White Star Line (companhia de navegação que operava o Titanic), a carta é composta de duas folhas, com três páginas escritas à mão e com manchas de umidade.
“Olhando para cima [de fora do navio], era como se eu estivesse ao pé de uma casa de cinco andares”, diz Ramón, na carta. “Tudo o que eu disser sobre ele é pouco. Tudo é novo e rico”, acrescentou, enquanto descrevia quão luxuoso era o navio e como ele foi bem recebido.
O lote também conta com uma nota subsequente, escrita pelo destinatário da carta. “Última carta escrita por meu querido irmão Ramón”, disse. “Três dias depois, o Titanic afundou e ele se afogou.”