-Publicidade-

China muda sistema eleitoral de Hong Kong e sufoca oposição

Medida é mais um passo de Pequim rumo ao controle total da ex-colônia britânica
Os hong-kongueses estão sendo sufocados pelo regime chinês
Os hong-kongueses estão sendo sufocados pelo regime chinês | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

A China aprovou nesta terça-feira, 30, uma reforma drástica do sistema eleitoral de Hong Kong que reduz o número de parlamentares eleitos democraticamente. Na prática, a medida impede a oposição de obter maioria no Legislativo do território semiautônomo. Imposta pelo regime chinês sem consulta ao Conselho Legislativo de Hong Kong, a reforma é mais um passo de Pequim rumo ao controle político da ex-colônia britânica. A nova regra modifica a Basic Law, a Constituição que garantia à cidade-Estado liberdades desconhecidas no restante da China após o acordo de devolução assinado, em 1997, com o Reino Unido. A diretriz entra em vigor menos de um ano depois de a China impor uma nova lei de segurança nacional a Hong Kong, criada para reprimir o “separatismo”, o “terrorismo”, a “subversão” e o “conluio com forças externas e estrangeiras”.

Leia também: “A democracia estrangulada em Hong Kong”, artigo de Tim Black publicado na Edição 38 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. É mesmo de sentir a tristeza nessa notícia. Vivendo num país que tem fortes tendências comunistas, ressentir-se pelo que acontece em Hong Kong parece pouco.

  2. É a prática do regime. Simples assim. E não interessa o resto. Mas não se limita a Hong Kong… porque estão agindo por estas terras tupiniquins também!!! Exemplo disso é a defesa ferrenha de alguns dos nossos “politiqueiros” como o paulista e a ex-ministra da agricultura e amiga de Dilma…

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.