China nega vazamento radiológico em usina nuclear

Companhia prestadora de serviços havia denunciado um incidente no local
-Publicidade-
O secretário-geral do PCC, Xi Jinping
O secretário-geral do PCC, Xi Jinping | Foto: Divulgação/Flickr

O Partido Comunista da China (PCC) informou que os níveis de radiação em torno do complexo nuclear de Taishan, na província de Guangdong, no sudeste do país, estão normais. Conforme noticiou a Revista Oeste, uma companhia francesa que presta serviços à instalação denunciou um vazamento no local, com risco de se tornar uma “ameaça radiológica iminente”.

Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do PCC, anunciou que a indústria cumpria com todos os requisitos e que não há sinais de anormalidades na vizinhança. “Até agora, as usinas nucleares da China têm mantido um bom histórico de operação, sem incidentes afetando o meio ambiente e a saúde pública”, declarou Zhao, em entrevista coletiva, na terça-feira 15.

As revelações causaram preocupação. Tatsujiro Suzuki, ex-vice-presidente da Comissão de Energia Atômica do Japão, pediu que o caso seja investigado a fundo. “Uma vez que o gás radioativo está vazando para o meio ambiente, é um problema sério. Pode piorar. Acho que pode haver problemas com o combustível. É incomum”, declarou ontem, em entrevista à CNN norte-americana. Os EUA apuram o ocorrido.

-Publicidade-

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem publicada na Edição 58 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. A China sempre negará qualquer coisa que possa afetá-la – assim como eles querem nos fazer acreditar que o vírus “saiu” espontaneamente de um mercado a céu aberto, claro…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site