A China planeja construir uma base na Lua em cinco anos, informou o jornal South China Morning Post. O governo fez o anúncio no sábado 8, durante a Conferência de Construção Extraterrestre, em Wuhan.
O evento contou com mais de cem cientistas, pesquisadores e engenheiros espaciais chineses. Para Ding Lieyun, especialista da Academia Chinesa de Engenharia, um robô chamado Chinese Super Masons deverá ser usado para fazer tijolos do solo lunar. “Construir um habitat na Lua é necessário para explorações lunares de longo prazo, e isso certamente será realizado no futuro”, disse Lieyun, ao ressaltar a dificuldade de alcançá-lo no curto prazo, em entrevista ao jornal Changjiang Daily, Ding Lieyun
Relacionadas
Robô será responsável por construir base da China na Lua
Lieyun afirmou que o robô vai ser encarregado de fazer o “tijolo de solo lunar” e deve ser lançado durante a missão chinesa Chang’e-8, por volta de 2028. Ele disse ainda que o país pretende recuperar a primeira amostra de solo lunar do lado mais distante do planeta. Isso deve ocorrer em 2025.
A China já havia recuperado amostras de solo do lado mais próximo da Lua com sua missão Chang’e-5, em 2020, informou Changjiang Daily. O governo do país anunciou que deseja que seus astronautas permaneçam no satélite natural por longos períodos, de maneira a estabelecer uma estação de pesquisa lunar.