China rebate Eduardo Bolsonaro e ameaça o Brasil

Deputado afirmou que o país oriental utiliza a tecnologia 5G para espionar outras nações
-Publicidade-
O presidente da China, Xi Jinping | Foto: DIVULGAÇÃO/CREATIVE COMMONS
O presidente da China, Xi Jinping | Foto: DIVULGAÇÃO/CREATIVE COMMONS | O presidente da China, Xi Jinping | Foto: DIVULGAÇÃO/CREATIVE COMMONS

Deputado afirmou que o país oriental utiliza a tecnologia 5G para espionar outras nações

china
O presidente da China, Xi Jinping | Foto: Divulgação/Creative Commons
-Publicidade-

Depois de o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmar que a China utiliza a tecnologia 5G para espionar outras nações, a embaixada do país oriental em Brasília reagiu. Para a diplomacia do Partido Comunista, o filho do presidente da República “solapou” a relação amistosa entre os governos com declarações “infames”. Além disso, fez uma ameaça: “[O Brasil] poderá arcar com consequências negativas”. Pequim acionou o Ministério das Relações Exteriores para se queixar de Eduardo, que fez o comentário nas redes sociais. Contudo, o parlamentar apagou a publicação.

Na mensagem, o deputado mencionou a adesão simbólica do Brasil à iniciativa norte-americana Clean Network (Rede Limpa). Por meio dela, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta frear o avanço de empresas chinesas no mercado global de 5G. “O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, declarou Eduardo, na segunda-feira 23. O filho do presidente também classificou o Partido Comunista Chinês de “entidade agressiva e inimiga da liberdade”.

Leia a nota da embaixada chinesa no Brasil

“Na contracorrente da opinião pública brasileira, o deputado Eduardo Bolsonaro e algumas personalidades têm produzido uma série de declarações infames que, além de desrespeitarem os fatos da cooperação sino-brasileira e do mútuo benefício que ela propicia, solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil.

Acreditamos que a sociedade brasileira, em geral, não endossa nem aceita esse tipo de postura. Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil.”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

52 comentários

  1. ….a própria reação da China à declaração do deputado brasileiro, por si só, já confessa que ele disse verdades. Além disso, o deputado não vai na contramão da opinião pública brasileira, não. Não há liberdade na China e suas investidas globais devem ser vistas com desconfiança, sim.

    1. Trata-se além de uma ameaça que apenas vi a Revista Oeste dizer de forma clara que é sim uma ameaça, algo que a sociedade brasileira deveria rechaçar, inclusive a Revista Oeste, oficialmente. Devemos resistir a esse tipo de postura autoritária e ameaçadora e não abaixarmos a cabeça. Bem como reforçar que a resposta do ousado embaixador chines confirma a correção do post do deputado que não deve se retratar diante de uma nota com esse teor de ameaça direta.

    2. A nota diz ainda que as declarações …”prejudicam a imagem do Brasil”. Por quê a China deveria estar preocupada com a nossa imagem?

      1. Infame é o que a China vem fazendo ao lançar esse cironavirus, fabricado em seus laboratórios, para o mundo.
        Responsabilidade vai arcar o governo chinês, quando não tiver mais comida para seu povo, comprada no Brasil.
        Vão querer guerra?
        Podem vir.
        A base militar de vocês na Argentina não nos mete medo.
        Cale tua boca, Embaixador. Estás mais arrogante do que podes ser.

      2. Quanta insolência desse embaixador!! Procurem saber se o país dele fez qualquer ameaça à Suécia e Reino Unido que também lutam para banir as empresas chinesas da participação na implantação da rede 5G.
        Constatação: somos um gigante territorial e econômico e um nanico na geopolítica, sem autoestima suficiente para não sermos afrontados com esse tipo de ameaça.

    3. Não há como chamar os declarantes Chineses de “diplomatas”. Uma declaração dessas pode ser tudo, menos diplomacia. Independente da declaração do Deputado, a generalização e ameaça da resposta impede que o relacionamento seja saudável, sinalizando para uma sujeição do Brasil. A China deveria rever isso e praticar a verdadeira Diplomacia e respeito ao Brasil.

    4. Tudo bem…Agora me explique, se o deputado disse verdades, por que então não sustentou a sua afirmação ao retirar o comentário do Twitter? Eu acho isso uma ação infame, é o mesmo que chegar por trás de alguém numa multidão, dar um tapa na nuca de outra pessoa e esconder a mão. Acho isso de uma vileza sem tamanho. Garanta o que diz ou não diga nada, afinal.

  2. A Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada sempre criticaram os EUA, principalmente os Políticos da Esquerda , a crítica mais leve era chamar os americanos de Imperialista, nunca vi ou ouvi um Embaixador Americano criticar a postura dos Políticos da Esquerda.Se os chineses não gostaram que comam menos.

  3. O deputado falou alguma mentira? Por acaso o PCC é amigo da liberdade? E tem mais:não é a primeira vez que essa embaixada ameaça o Brasil.A diplomacia brasileira precisa reagir.

    1. A diplomacia brasileira deveria responder ao embaixador chinês, que aqui não aceitamos ameaças e ele deveria ser chamado para dar explicações sobre tal fato.

    2. A nota da embaixada do país do vírus menciona “extrema direita” quando se refere aos USA.
      A nota da embaixada do país do vírus diz que graves consequências pairam sobre o Brasil.
      Parece que estão com a corda toda.

  4. Nenhum pais quer o 5G da china nenhum pais quer a vacina da china e nenhum pais entao interesados em ralaçoes com a china esse pais quer se apoderar do mundo basta ver como o PCC chines trata seu proprio povo que nao podem falar nada eles vivem sob um regime autoritario e cruel com quem nao obedece pq senao ele vai sumir da face da terra

      1. Aliás a postura do Eduardo Oinegue da band é totalmente submissa aos interesses chineses. Já estão vendidos!

      2. Eduardo Oinegue só? E o Reinaldo Azevedo? Turma comunista de merda. Só sintonizo prá saber que está patrocinando, prá eliminar da minha frente.

    1. Boa.Se não comprar alimentos do Brasil,vão comprar aonde?vão ter que continuar comendo ratos,cobra,cachorro e sopa de morcego.E vacina Ching ling, manda a Dorinha calcinha tomar sozinha.

    2. Só tem medo da china (proposital) quem mama nas tetas do pcc.
      Eles dependem de nós em produtos essenciais, não em tecnologia.
      Está na hora de fazermos valer o nosso papel de celeiro do mundo.
      Chega de abaixar a cabeça!!!

  5. A China é sim acusada de utilizar a tecnologia 5 G para espionar pessoas e nações. Se a China não comprar alimentos do Brasil vão se contentar em comer morcegos , cães e arroz. A China é a maior ameaça à democracia e liberdades no mundo .

  6. O partido comunista chinês não merece respeito algum, são uns charlatões covardes que insistem em dominar/semear seu regime aqui no Brasil. Estão até que se saindo bem em alguns quesitos, como aquisição de parte da grade mídia, comprando alguns políticos e partidos corruptos, como o Dória Calcinha por exemplo, e por aí vai. Quanto a esse embaixador, passou da hora de tomar uma invertida e merece uma resposta firme.

  7. Como na “contracorrente da opinião pública”? A maioria no Brasil não apoia a ditadura chinesa, nem vê com bons olhos sua interferência em nossa política regional. E em nossa economia. Que a China se mantenha em seu devido lugar, atualmente (infelizmente) como parceira de negócios. Se há algum responsável pelo mal estar entre os dois países, esse responsável é o embaixador chinês da cizania, que foi enviado para cá com essa finalidade, desde que o governo de direita assumiu o Brasil. Que as coisas sejam colocadas em seus devidos lugares.

  8. Concordo com o Érico Brodowsky, na medida em que o Eduardo Bolsonaro poderia ser um pouco mais comedido e equilibrado em suas manifestações. Entretanto, conforme nosso democrático ordenamento jurídico, todos possuem o direito de manifestação, desde que respeitados os limites legais. Assim, considerados os princípios da diplomacia, de resto não seguidos pelo representante chinês, sugiro silenciar quanto ao que externou aquele diplomata, para evitar alongamento do caso em tela.

  9. Exatamente. A qual opinião pública brasileira eles se referem? Certamente não é a de dezenas de milhões de brasileiros que veementemente repudiam a ditadura chinesa.

  10. Esse embaixador chinês precisa ser chamado para explicações, isso é o mínimo que se espera de um governo atingido por ameaças. E que baixe o tom já, ou seja expulso do Brasil

  11. Penso que a principio nosso pais deveria restringir participação da CHINA nos programas “ADOTE UM PARQUE” na AMAZÔNIA, depois, esclarecer o mais alto mandatário chinês Xi Jinping que esse embaixador chinês no Brasil é persona non grata, e pior, amigo do Doria( pensar que apoiei esse cara).
    A seguir, pedir a ministra Tereza Cristina da agricultura que tome providências no setor agropecuário para manter no pais suficiente oferta de produtos agropecuários para nosso consumo interno e limitar a oferta para a China, que parece atualmente comprar safras inteiras de nossa produção. Conclusão, alimentamos chineses e criamos desabastecimento interno e alta inflação de alimentos.

  12. Não tenho nenhuma simpatia pelo regime chinês. Pelo contrário: ditaduras me causam repulsa. Todavia eu votei na eleição de 2018 por uma política internacional sem o viés ideológico.
    É provável que a China espione. É o que todos fazem. Mas os Estados Unidos já foi pego com o batom na cueca espionando o Brasil, e é useiro e vezeiro em sabotar nosso desenvolvimento em áreas estratégicas, como a aeroespacial e indústria militar. Então não acredito na santidade dos Estados Unidos da América. Seja China ou EUA sempre colocarão seus interesses em primeiro lugar.Devemos colocar os nossos.
    As declarações, gratuitas, de Biden, Macron e outros já mostraram que carecemos de parceiros confiáveis e comprometeram a credibilidade de seus países diretamente para com o Brasil.
    Não serve ao país, principalmente quem se propõe a atuar no campo geopolítico e das relações exteriores, se desacreditar e fazendo “flaming” na Internet contra outros Estados. Principalmente sendo filho do chefe da nação. Isso gera ruídos desnecessários e é dispensável se o objetivo for rejeitar, por questões estratégicas ou outras que se mostrem razoáveis, a tecnologia chinesa.
    Em relações internacionais a abordagem dura que ele utilizou pode provocar a reação dura da outra parte. A Embaixada Chinesa foi muito infeliz em ameaçar publicamente. Mostrou que seu titular tem tendências indesejáveis ao cargo e, no contexto, ao invés de reforçarem a confiança na tecnologia chinesa reforçam a insegurança quanto a ela, uma vez que parceiros não se devem ameaçar.
    Com a eleição de Biden eles melhor fariam se aproveitassem essa janela de credibilidade americana gerada pelas declarações hostis do candidato e se abstivessem de tentar exercer poder na base de ameaças.
    Estaria mais compatível com a sabedoria oriental, mas ao que parece, o embaixador se desestabilizou e preferiu uma prática que obviamente induz a insegurança.
    Se esse era o objetivo de Eduardo, fazer com que a parte chinesa nos ameaçasse e assim colocasse em cheque a credibilidade da China em conviver em uma democracia no âmbito interno de uma democracia ocidental, sem usar parcerias já feitas para ameaçar o pais parceiro em seu próprio território, ele conseguiu com êxito. E o embaixador chines mordeu a isca, provando que mais tarde podem usar a parceria 5G para nos ameaçar, tal como acabaram de fazer com base nas demais cooperações que já mantemos.
    Não é do estilo do embaixador se retratar. Mas o post foi retirado e ficou da parte chinesa o registro de uma ameaça. A prova concreta que isso pode acontecer, pode se repetir e até se concretizar.
    Ao que isso serve à credibilidade do 5G? Ao meu ver nada de positivo, pois Eduardo com seu flaming deu-lhe uma pancada pequena. Mas o embaixador com sua ameaça pública, deu no 5G de seu pais uma pancada imensa. Logo em um momento que poderia se valer do descrédito e da desconfiança representados na figura de Biden.

  13. Aprendi em tenra idade: Quem fala demais dá bom dia a cavalo; Em boca fechada não entra mosca; Menos é mais; Ninguém perde em ficar calado; Cala a boca, Magda!
    Isso vale para o Eduardo e para o Embaixador filhote de ditador.

  14. Corta a comida dos amarelinhos que a ditadura vai para o brejo. O povo a derruba logo. Na época de Mao não havia esta conexão com o mundo e as coisas na China eram escondidas do mundo. Hoje a coisa seria muito diferente. Então ou se retrata ou vamos bater de frente e caia quem for fraco.

  15. A CHINA TEM MEDO DE PASSAR FOME. SE NÃO COMPRAR COMIDA DO BRASIL DE QUEM IRÁ COMPRAR. ELES ESTÃO TENTANDO FICAR COM NOSSAS EMPRESAS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PRA PODEREM CONTROLAR O MERCADO E NÃO MORREREM DE FOME. FALAM DE AMEAÇAS.
    NÓS TEMOS ALIMENTOS, ELES TEM DINHEIRO. NUMA RUPTURA QUEM VAI PASSAR FOME?

  16. Olá …
    Eu me chamo China, fiquei por anos trabalhando muito duro e acumulando riquezas.

    Eu tenho um fornecedor chamado Brasil, o qual tem terras mais férteis que a minha e produz alimentos, minérios e outras commodities que eu preciso comprar.

    Eu tenho um rival chamado EUA, o qual tem uma potencia militar muito maior que a minha e pretende colocar sanções ao meu comercio, me ameaçando no ranking mundial.

    Lanço um vírus, me preparo primeiro (já estou a anos acumulando riquezas para esse golpe), infecto uma pequena região, isolo, trato e perco 0,01% da minha população (perda muito menor do que em uma guerra tradicional e um custo muito menor).

    Nesse meu vírus, preservo a população mais jovem que futuramente será escravizada e elimino a população idosa, que detém conhecimento, riquezas e lideram muitos governos e empresas mundiais.

    Paro todas as minhas fábricas e produção, gerando um caos na economia mundial e digo que esse é o exemplo certo a ser feito.

    Espalho o vírus no mundo … e todo o mundo, desesperado, começa o pânico: governos gastando recursos, exércitos voltados a área de saúde, desemprego, fome, perdas astronômicas nas maiores empresas do mundo, enfraqueço toda a economia mundial.

    O mundo para, e nesse momento, nosso território começa a produzir e gerar riqueza novamente.

    Governantes não sabem o que fazer e começa a briga interna em todos os países; a população fica procurando culpados entre si e cada vez mais dá tempo para finalizar o meu golpe.

    As bolsas de valores caem.

    Começamos então, com todo o dinheiro que guardamos por anos, a comprar essas empresas as quais precisamos ter controle, a preço de banana.

    Inevitavelmente, assim como numa guerra, milhares de pessoas morrem; algum tempo depois, os ‘sobreviventes’ juntam os fatos e percebem o golpe sofrido.

    Governantes desesperados pedem para a população voltar a trabalhar, mas essa está em pânico devido às notícias e acabam gerando um conflito interno, pois o povo está desacreditado e confuso, o que dificulta o aquecimento da economia.

    Com o poder acionário de várias empresas produtivas, começo a enviar novos líderes para o exterior com o intuito de “escravizar” todo esse povo.

    A recessão nesses países vai estar muito forte e os trabalhadores irão aceitar trabalhar somente para não passarem fome.

    Tenho uma produção mundial com trabalho escravo e com produção direcionada aos meus interesses.

    Vendo um frango produzido no Brasil por apenas 1 real para o meu país, e vendo a 10 reais para o mercado interno brasileiro, os tornando cada vez mais pobres e dependentes.

    Consigo manipular a economia mundial; mando meu povo assumir cidades que sejam interessantes e tenham cadeias produtivas.

    Vocês entenderam agora o que está acontecendo?

    Para todos que ainda não enxergaram essa guerra: Vocês serão escravizados por várias gerações!

    Muitos se perguntam porque existiram guerras.

    Algumas existiram, pois, pessoas e governantes preferiram perder a vida a ver o seu povo escravizado.

    Temos que enxergar lá na frente … quando seu filho for forçado a trabalhar 12 horas por dia em uma fábrica comandada por chineses e recebendo meio salário mínimo.

    Quando ele for no mercado e não conseguir comprar comida com qualidade e preços que temos hoje.

    Para os que reclamam que o arroz está R$ 3,00 o quilo (R$ 15,00 pacote com 5kg), ele provavelmente será quase todo exportado a China e custará R$ 30,00 o pacote de 1 Kg.

    No golpe que estamos levando, pensem num jogo de estratégia, o inimigo está várias jogadas à frente.

    Fechem as bolsas, não permitam que eles comprem nossas empresas (já estão comprando, a bolsa hoje, subiu quase 10%).

    Parem de brigar entre si, vejam quem é o verdadeiro inimigo.

    Eu não sei vocês, mas prefiro morrer lutando do que ser e ver meu povo ser escravizado.

    Precisamos urgentemente dar um contragolpe ou seremos eternos escravos.

    (Dr. Marcos Andrade)XXI

  17. Infame é o que a China vem fazendo ao lançar esse cironavirus, fabricado em seus laboratórios, para o mundo.
    Responsabilidade vai arcar o governo chinês, quando não tiver mais comida para seu povo, comprada no Brasil.
    Vão querer guerra?
    Podem vir.
    A base militar de vocês na Argentina não nos mete medo.
    Cale tua boca, Embaixador. Estás mais arrogante do que podes ser.

  18. Infame é o que a China vem fazendo ao lançar esse cironavirus, fabricado em seus laboratórios, para o mundo.
    Responsabilidade vai arcar o governo chinês, quando não tiver mais comida para seu povo, comprada no Brasil.
    Vão querer guerra?
    Podem vir.
    A base militar de vocês na Argentina não nos mete medo.
    Cale tua boca, Embaixador. Estás mais arrogante do que podes ser.

  19. Todos sabemos que a China é o paraíso da “opinião pública “. Vamos respeitar e largar mão das opiniões privadas e, principalmente, das opiniões parlamentares. Eu amo a China e a China me ama. Tó aqui meu braço, manda a agulha aí! 🤡

  20. O “” representante”” da china deveria, por compostura do cargo que ocupa, não responder a redes sociais de forma institucional. Ao fazer ameaças deixou cair a máscara do governo antidemocrático que representa. Vício autoritário é um vício incurável…

  21. Essa trupe de lunáticos imbecis não cansa de nos fazer passar vergonha? É deprimente ter de ver um embaixador estrangeiro fazer o papel do adulto da sala. Pior do que isso, só a plateia bovina desses psicopatas mimados! Chegamos ao fundo do poço da chacota internacional!

  22. Quando a palavra de embaixador do PCC tiver mais peso do que a opinião de um deputado federal brasileiro estaremos nas mãos dos mesmos, os comentários devem permanecer na esfera politica e de opinião , quem realmente “ameaçou” foi o diplomata chinês , sendo que o mesmo deveria é trabalhar para a transparência do assunto, pois eles querem vender não!?; e elucidá-las aos parlamentares e população e não sair ameaçando nossos parlamentares por sua opinião. Esta atitude ,”padrão” do pcc é no mínimo muito suspeita!

  23. Tudo que vem da China deve ser visto e examinado com cuidado. Esse país nunca justificou termos confiança neles. Podem ser parceiros comerciais importantes mas isto não significa que sejam confiáveis. O Brasil precisa saber se comportar no mundo diplomático e evitar de se entregar no mundo dos negócios só porque alguns mega empresários estão ganhando dinheiro. Esse é o foco.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site