Pelo menos três pessoas estão desaparecidas e milhares receberam ordens de evacuação ou já deixaram suas casas no norte do Japão nesta quinta-feira, 5. Fortes chuvas atingem a região há duas semanas e se intensificaram nos últimos dias, fazendo com que rios transbordassem e inundassem estradas e cidades. A emissora estatal NHK disse que avisos de evacuação foram emitidos para 200 mil moradores de cinco regiões do país: Niigata, Yamagata, Fukushima, Ishikawa e Fukui.
Em 24 horas, foram registrados mais de 500 milímetros de chuva que caíram em uma parte da província de Niigata, conforme informou a NHK. Autoridades emitiram o mais alto nível de alerta de desastres em algumas partes do país. Em várias localidades, há risco de deslizamentos de terra e mais inundações.
Imagens de televisão mostram pontes interditadas e estradas intransitáveis. oaImagens aéreas revelam uma área residencial submersa pelo transbordamento do rio Mogami, na cidade de Oe, província de Yamagata. Parte dos serviços do trem de ultra velocidade Shinkansen foi suspenso.
Embora grande parte das áreas afetadas esteja na zona rural, fábricas também foram atingidas pelas chuvas. A fabricante de chips Renesas Electronics Corp suspendeu temporariamente as operações em sua fábrica em Yamagata, no norte do país. Agora, já voltou a funcionar.
A Technoflex Corporation disse que estava suspendendo a produção em uma fábrica em Murakami devido a uma queda de energia e inundações até que a situação se estabilizasse.
culpa do bolsonalo
Mas, o que está acontecendo com o Japão? Só se ouve notícias bizarras de lá…