publicidade
Mundo

Ciclone que provocou a morte de pessoas no Brasil chega à África

Segundo os meteorologistas, depois de passar pela costa da África do Sul, o fenômeno deve chegar ao Oceano Índico

ciclone
Costa sul da África do Sul. Imagem/Google Earth | Reprodução

De acordo com os meteorologistas do MetSul, o ciclone que provocou estragos em diversos Estados brasileiros entre quarta-feira 12 e quinta-feira 13 — inclusive com vítimas —, já cruzou o Oceano Atlântico e está se aproximando da costa da África do Sul. O ciclone está no limite entre os Oceanos Atlântico e Índico, na região conhecida como Cabo da Boa Esperança.

Ontem pela manhã, as imagens de satélite divulgadas pelo MetSul mostravam que o ciclone extratropical, que havia se formado na terra, entre o nordeste da Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul (RS), já havia percorrido mais de 6 mil quilômetros desde o seu ponto de origem.

Receba nossas atualizações

O ciclone trouxe ventos com a força de um furacão para os Estados do RS e Santa Catarina (SC); as rajadas de vento, segundo informações divulgadas pelas estações meteorológicas da região, ficaram perto ou passaram dos 150 km/h. Foram registrados graves estragos, e diversas cidades decretaram estado de emergência ou calamidade; no pico da falta de energia, na quinta-feira 13, mais de 3 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade nos Estados da Região Sul do país.

ciclone
Itinerário do ciclone. Imagem/Modelo GFS | Reprodução

Estragos no Sul

Só no RS, ventos de até 151 km/h foram registrados em São Francisco de Paula; 148 km/h, em Cambará do Sul; 146 km/h em Rio Grande; 133 km/h em Imbé; 104 km/h em Cachoeira do Sul; e 100 km/h no município de Canguçu. Já no Estado de SC, segundo a rede Epagri, as rajadas chegaram a 157 km/h em Siderópolis; 147 km/h no alto do Morro da Igreja — município de Bom Jardim da Serra —; 115 km/h em Rancho Queimado; 113 km/h em Urupema; 107 km/h em Laguna; e 100 km/h no município de Itapoá.

Total de mortos

No total, sete pessoas morreram como consequência da passagem do ciclone: quatro no RS, uma em SC e duas no Estado de SP. Mais de uma centena de cidades registraram danos entre pequenos e severos; e, no pico da falta de energia, cerca de 4 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica no Sul do Brasil nessa quinta-feira 13.

A projeção do ciclone indica que o fenômeno continuará seu deslocamento para leste e sudeste, mantendo a tendência de chegar bastante próximo da costa sul da África do Sul já a partir desta segunda-feira, 17. Os especialistas afirmam que não é incomum que os ciclones percorram longas distâncias no Atlântico Sul e alcancem áreas perto da África. Há registros de ciclones que percorreram longas distâncias a ponto de trocarem de oceano.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.