publicidade
Mundo

Netanyahu: guerra é contra o Hezbollah

Israel diz que ofensivas miram terroristas responsáveis por transformar vizinho em ‘refém’ dos interesses iranianos

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu | Foto: Reprodução/X
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu | Foto: Reprodução/X

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou nesta quarta-feira, 10, uma mensagem direcionada à população do Líbano na qual afirma que Israel não está em guerra com o país vizinho, mas sim com o grupo xiita Hezbollah.

“Israel não está em guerra com o Líbano. Estamos em guerra com o Hezbollah, que fez seu país de refém, que atua em nome do Irã e que usa seu território para lançar ataques terroristas contra Israel”, declarou Netanyahu, em vídeo publicado nas redes sociais.

Receba nossas atualizações

Na mesma mensagem, o premiê afirmou que, uma vez desmontada a estrutura do Hezbollah, “as possibilidades serão infinitas”, sugerindo um cenário de maior estabilidade e cooperação regional. Segundo a imprensa israelense, Netanyahu também apelou para que os libaneses rejeitem a influência do Hezbollah e do Irã sobre o país.

A declaração ocorre em meio à intensificação das tensões na fronteira entre Israel e Líbano. O governo israelense sustenta que o Hezbollah continua sendo a principal ameaça à segurança do norte do país e acusa a organização de agir como representante dos interesses iranianos na região.

Leia também: “A crueldade do Estado woke”, reportagem publicada na Edição 325 da Revista Oeste

O discurso também se insere em um contexto de pressão crescente sobre o Hezbollah. Nos últimos meses, autoridades libanesas passaram a defender com mais frequência que o Estado detenha o monopólio das armas no país, enquanto setores do governo buscam limitar a atuação militar independente do grupo.

Hezbollah: instabilidade no Oriente Médio

Apesar da mensagem conciliatória dirigida aos civis libaneses, os confrontos e ataques entre Israel e forças ligadas ao Hezbollah continuam alimentando a instabilidade no Oriente Médio, em um cenário que também envolve o Irã e outras organizações aliadas de Teerã.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade