Nesta sexta-feira, 14, a revista Science, especializada em ciência, publicou uma carta assinada por pesquisadores internacionais pedindo transparência nos estudos relacionados à origem do coronavírus Sars-CoV-2, o causador da covid-19. O texto destaca que o próprio diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, admitiu que o relatório produzido pela equipe da entidade enviada à China foi insuficiente — apenas quatro das 313 páginas do documento abordavam a possibilidade de o vírus ter vazado de um laboratório.
Leia também: “O que a China e Anthony Fauci têm a ver com a origem do coronavírus?”
“Como cientistas com experiência relevante, concordamos com o diretor-geral da OMS, com os Estados Unidos, 13 outros países e a União Europeia em que uma maior clareza sobre as origens desta pandemia é necessária e viável”, escreve o grupo. “Devemos levar a sério as hipóteses sobre os transbordamentos naturais e laboratoriais até que tenhamos dados suficientes. Uma investigação adequada deve ser transparente, objetiva, baseada em dados, incluindo ampla experiência, sujeita a supervisão independente e gerida de forma responsável para minimizar o impacto de conflitos de interesse.”
O documento destaca ainda que “foram médicos, cientistas, jornalistas e cidadãos chineses que compartilharam com o mundo informações cruciais sobre a propagação do vírus — frequentemente com grande custo pessoal”, e complementa: “Saber como a covid-19 surgiu é fundamental para definir as estratégias globais e mitigar o risco de surtos futuros”.
A carta é assinada por profissionais que atuam em centros de referência mundial em pesquisa científica, como as universidades norte-americanas de Harvard, Stanford, Yale, da Califórnia e do Arizona, além da britânica Cambridge e da Universidade de Toronto, no Canadá.
“Transbordamento laboratorial” supervisionado pelo estado chinês.
Outro relatório, já que o primeiro não valeu? Rsrsr! Se houver um mínimo compromisso da OMS com qualquer princípio científico ou mesmo de decência básica, a primeira providência seria dar um belo pé na bunda desse palhaço do Tedros Adhanom. Que arrume um novo emprego como menestrel do Xi Jinping, papel que desempenha tão bem.
China ,Oms,Onu,Ongs todos farinhas do mesmo SACO. Sem credibilidade nenhuma. Os dados da CHINA são como loteria 1 em 1 milhão em credibilidade. Como dizemos é CHINGUE LING.
Isto é desnecessário. Todo mundo sabe que foi o Bolsonaro que espalhou o vírus. Tem até CPI para investigar aqui no Brasil. A CPI gostaria de investigar os chineses, mas diplomaticamente não é possível.
Duvido que esse sujeito tenha coragem de enfretar o regime totalitário chinês. A China está se comportando como a Alemanha de Hitler.
Igual ao Bozo no Brasil.
Mais uma que o nosso presidente acerta, sempre ele falou com clareza que este vírus tinha um pai ai esta a prova.
Pois é – a verdade SEMPRE prevalece.
Me passa os números da Mega-Sena q eu acertado…. vai sonhar com papai Noel, enqto seu Bozo não vem…
Sinceramente, alguém ainda acredita em algum desses organismos internacionais?
O choro é livre, mas quem paga a conto é vc! Claro q precisamos identificar a origem de vírus.
Finalmente.