publicidade
Mundo

Caos em Paris: comemoração de título do PSG termina com mais de 400 presos

Mais de 20 mil policiais foram mobilizados para acompanhar as manifestações; episódio semelhante aconteceu em 2025

Comemoração de título do PSG termina com mais de 400 presos em Paris
Baderna causou danos a estabelecimentos comerciais; um policial ficou ferido | Foto: Reprodução/X

O Paris Saint-Germain (PSG) conquistou, no último sábado, 30, o bicampeonato da Liga dos Campeões ao vencer o Arsenal na decisão por pênaltis. A conquista desencadeou grandes celebrações em Paris, mas também foi marcada por episódios de violência que resultaram em mais de 400 detenções.

As autoridades francesas haviam mobilizado mais de 22 mil agentes de segurança para acompanhar as comemorações, diante da experiência do ano anterior, quando a conquista do título europeu também foi seguida por distúrbios que levaram à detenção de 559 pessoas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Os episódios registrados neste fim de semana incluíram a destruição de um ponto de ônibus nas proximidades da Avenida Champs-Élysées e ferimentos em um policial. Na região da Porte de Saint-Cloud, próxima ao Parque dos Príncipes, houve danos a uma padaria, um restaurante, dois estabelecimentos comerciais e seis veículos.

Segundo a polícia, a maior concentração de torcedores ocorreu nos arredores da Champs-Élysées, onde mais de 20 mil pessoas participaram das comemorações. No local, foram registrados atos de vandalismo contra carros e lojas. As autoridades também informaram que uma tentativa de invasão de uma delegacia foi contida pelas forças de segurança.

Apesar dos episódios de violência, os distúrbios ficaram restritos a áreas específicas da cidade. Em grande parte de Paris, a noite foi marcada por um clima festivo, com buzinaços, celebrações em bares e restaurantes e milhares de torcedores nas ruas em meio às altas temperaturas.

Transmissão do jogo do PSG em Paris também teve vandalismo

Embora a final tenha sido disputada na Puskás Aréna, em Budapeste, milhares de pessoas acompanharam a partida na capital francesa. O Parque dos Príncipes abriu os portões para a transmissão do jogo em telões e registrou lotação máxima.

Manifestações semelhantes, em menor escala, aconteceram quando o PSG se classificou para a final do campeonato, no início do mês. Dessa vez, a polícia estima que entre 4 mil e 5 mil pessoas circularam pelos arredores do estádio ao longo do dia, onde também ocorreram atos de vandalismo.

De acordo com o jornal francês L’Équipe, agentes apreenderam 24 sinalizadores e dois morteiros de fogos de artifício durante a operação de segurança. O periódico relatou ainda tumultos nas imediações do estádio e em outros pontos da cidade.

Em comunicado divulgado durante as celebrações, o PSG pediu responsabilidade aos torcedores. O clube conclamou os fãs a comemorarem o “momento histórico” com respeito e segurança.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade