Como está a saúde de James Bond?

Médico da Universidade de Oxford faz checkup do agente 007
-Publicidade-
Sean Connery como James Bond (Foto: divulgação MGM)
Sean Connery como James Bond (Foto: divulgação MGM)

A revista BBC Science Focus pediu ao doutor Carl Heneghan, professor de medicina da Universidade de Oxford, para analisar a saúde de James Bond após 25 filmes. (O último, Sem Tempo Para Morrer, não entrou na lista). Seu diagnóstico, em resumo:

  • Bond perdeu a consciência 14 vezes com pancadas na cabeça. “Esses são traumas sérios que afetariam as funções cerebrais”, declarou o doutor Heneghan. “A longo prazo, estamos falando em encefalopatia traumática crônica, uma doença neurodegenerativa que atinge praticantes de esportes de contato, como futebol americano.” Os sintomas incluem demência, ansiedade, depressão e julgamento desequilibrado.
  • -Publicidade-
  • O agente 007 sempre teve licença para beber. Segundo estudo do The Medical Journal of Australia, em 24 filmes Bond bebeu 109 vezes, o que dá uma média de 4,5 drinques por filme. “Consumo de álcool a longo prazo leva a um processo chamado doença do fígado gordo e, eventualmente, cirrose”, diagnostica o doutor Heneghan.
Daniel Craig e o célebre martíni “mexido, não batido” (Foto: divulgação MGM)
  • Nos 25 filmes, James Bond foi para a cama com 57 mulheres. O que não é um problema em si, mas em nenhuma dessas vezes ele demonstrou usar algum tipo de proteção. “Seus riscos são altíssimos em termos de doenças sexualmente transmissíveis como gonorreia ou clamídia”, segundo o doutor Heneghan. “A longo prazo, Bond pode ter problemas com esterilidade e doenças inflamatórias, o que pode aumentar seu risco de câncer.” O consultor nem se referiu à surra nos órgãos genitais que Bond recebeu em Casino Royale.
  • Durante suas missões, Bond se esquivou de 4.662 balas. Mas foi atingido em Skyfall. “Se uma bala não acerta nenhum órgão principal ou artéria, você pode sobreviver”, diz o doutor Carl Heneghan. “Mas eu diria que você levaria pelo menos um ano para voltar ao normal”.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.