À medida que se aproxima o Natal, aumenta o desafio da alimentação saudável e da manutenção dos objetivos relacionados ao peso. Isso porque nesta época do ano a oferta de alimentos ricos em caloria é maior.
As reuniões familiares típicas do tempo do Natal podem facilmente nos tentar a saborear alimentos ricos em calorias — sem contar com as bebidas. É por isso que normalmente ganhamos peso em meados de dezembro.
Pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, deram algumas dicas para ajudar a controlar o peso durante as festas de fim de ano.
Lanches saudáveis antes de sair de casa podem ajudar no controle de peso
Antes de sair de casa para ir a alguma ceia em família, recomenda-se a ingestão de um lanche leve e saudável. Assim, a fome será amenizada — com a vantagem de que ainda será possível participar do jantar em família.
Evite bebidas com baixo teor de carboidratos
Apesar das insistentes promessas de marketing, as bebidas alcoólicas com baixo teor de carboidratos não são melhores para a saúde ou para o controle de peso.
Isso porque, de acordo com os pesquisadores, muitas opções com baixo teor de carboidratos têm uma quantidade semelhante de glicídios das opções comuns. De acordo com uma pesquisa, 15% dos consumidores de cerveja com baixo teor de carboidratos bebiam mais do que normalmente beberiam porque acreditavam que era mais saudável.
Não economize em alimentos saudáveis no dia de Natal — eles são mais baratos
Há uma percepção de que alimentos saudáveis são mais caros. Porém, estudos mostram que isso é um equívoco — pelo menos na Austrália. Numa análise recente em Victoria, Austrália, por exemplo, os pesquisadores descobriram que seguir as orientações dietéticas australianas custa à família média cerca de AU$ 156 dólares australianos a menos, por quinzena, do que o custo de uma dieta média. O controle de peso no Natal também implica economia.
Planeje sua ida ao supermercado com precisão militar
Antes de sair de casa para comprar os alimentos da ceia de Natal, recomenda-se a elaboração de um plano alimentar detalhado, e uma lista de compras. Vale ressaltar a importância de se verificar a despensa e a geladeira para não correr o risco de comprar o que já se tem.
Não pule o café da manhã no dia de Natal
No dia de Natal, é comum as pessoas pularem o café da manhã a fim de aproveitarem melhor o almoço do dia festivo. Geralmente, o objetivo é “guardar” as calorias para a hora do almoço. Porém, esse plano pode falhar quando se perceber que sentar à mesa do almoço com fome é um grande incentivo para uma ingestão extra de calorias.