Em agosto, a confiança da população no governo argentino de Javier Milei subiu 6,8% e alcançou 2,54 pontos no Índice de Confiança no Governo. A pesquisa, realizada pela Poliarquía Consultores e divulgada pela Universidad Torcuato Di Tella, nesta segunda-feira, 26, abrange cinco eixos de percepção da população, todos com crescimento neste mês.
A pontuação varia de 0 a 5 e reflete percepções sobre o interesse geral, avaliação do governo, eficiência na administração de gastos públicos, honestidade dos funcionários e capacidade de resolver problemas. A administração Milei viu aumentos em todos esses aspectos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Em termos específicos: preocupação pelo interesse geral atingiu 2,15 pontos (4,6%); avaliação geral do governo ficou em 2,20 pontos (7,0%); eficiência na administração de gasto público alcançou 2,47 pontos (14,2%); honestidade dos funcionários foi avaliada em 2,85 pontos (4,5%); e capacidade para resolver problemas do país chegou a 3,03 pontos (5,6%).
A confiança no governo Milei foi maior entre os homens e jovens de 18 a 29 anos. A população acima de 50 anos teve a segunda melhor avaliação, enquanto a faixa etária de 30 a 49 anos foi a mais crítica. Geograficamente, os residentes do interior mostraram maior confiança, seguidos pelos moradores da cidade de Buenos Aires e, por último, os da região metropolitana da capital.
Governo de Milei tem mais confiança que os anteriores
A recuperação do índice em agosto, depois de quedas de 2,1% em junho e 3,7% em julho, é um sinal positivo para o governo Milei. O resultado supera os registros dos ex-presidentes Mauricio Macri e Alberto Fernández no mesmo período de seus mandatos. Esse aumento de confiança pode influenciar positivamente as eleições para o Senado, em 2025.
A Poliarquía conduziu a pesquisa de 1º a 9 de agosto, com mil entrevistas telefônicas. O estudo abrange 44 cidades argentinas com mais de 10 mil habitantes e possui uma margem de erro de 0,063 ponto.
PARABÉNS PRESIDENTE !!! É ASSIM QUE SE GOVERNA !!! COM SERIEDADE !!! SEM NARRATIVAS, SEM MENTIRAS E FAZENDO EXCLUSIVAMENTE O QUE PRECISA SER FEITO !!!
A Argentina dando lições aos demais países da América Latina que insistem um manter um Estado gigante, perdulário e ineficiente.