Começa neste domingo, 20, a Copa do Mundo, o maior evento de futebol do planeta, que reúne seleções de 32 países durante quase um mês. Neste ano, a copa será no Catar, emirado no Oriente Médio, e as notícias nesses dias que antecederam o mundial se referem mais aos bastidores do evento — como as reclamações sobre a falta de liberdade no país — do que ao futebol propriamente.
No Brasil, “o país do futebol”, o interesse por esta copa parece reduzido. Os brasileiros, que têm usado a camisa da seleção cotidianamente durante os últimos anos em manifestações políticas, parecem estar mais preocupados com o momento político do país e os protestos contra as eleições.
De qualquer forma, para quem pretende acompanhar os principais jogos e eventos, a cerimônia de abertura será neste domingo, com transmissão no Brasil pela TV Globo. O local da cerimônia é o estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil pessoas, na cidade de Al Khor, e a Fifa informa que o evento começará às 17h30 do Qatar (11h30 no horário de Brasília).
Uma hora e meia depois, às 13 horas, a seleção anfitriã e a do Equador fazem a partida de abertura do primeiro Mundial no Oriente Médio. O horário e local dos outros jogos pode ser acompanhado pelo site da Fifa.
Segundo a Fifa, a abertura terá duração de 30 minutos e será “cheia de surpresas”, com o ato principal apresentando uma performance de ‘Dreamers’, do popstar sul-coreano Jung Kook, do BTS, e do cantor qatariano Fahad Al-Kubaisi. Outra artista com presença confirmada é a cantora Dana, nascida no Qatar. Em sua apresentação, ela incentivará o diálogo sobre a diversidade.
A cerimônia será dividida em sete atos e, de acordo com a Fifa, será “um encontro unindo diferenças através da humanidade, respeito e inclusão. O futebol permite que nos unamos como uma tribo, e a terra é a tenda em que todos vivemos”. Haverá também homenagens às 32 seleções participantes da Copa e aos anfitriões anteriores do Mundial de futebol.
Onde assistir a abertura e os jogos
Os brasileiros poderão acompanhar ao vivo a cerimônia de abertura pela televisão: na TV aberta, a Globo vai transmitir; nos canais pagos, a SportTV; e no serviço de streaming, a Globoplay.
Apesar de a Globo ser a detentora da exclusividade na televisão, na internet, um canal do YouTube conseguiu os direitos de transmitir alguns jogos da copa para o Brasil. Será no canal do streamer Casimiro Miguel, por meio da sua produtora, a Live Mode. O streamer adquiriu o direito de transmitir 22 partidas do torneio na plataforma.
Relacionadas
Quem quer saber de Copa do Mundo?
Não quero saber de copa do mundo, de covid19, de nada que tire o foco do que realmente interessa hoje…
Como estão as manifestações dentro e fora do país?
Quando será dada a resposta ao relatório das FFAA?
Lula, o corrupto, vai continuar por aqui e pelo mundo mentindo e gastando dinheiro do povo brasileiro, enquanto não volta para a prisão?
No Catar, o grito por Liberdade ecoará no Mundo todo
Qual tipo de liberdade vc insinua? Em qual contexto essa liberdade vc cita com tanto entusiasmo?
Pq se essa liberdade estiver alinhada a desordem, a generalização de atos que corrompe a moral, a família, a uma sociedade conservadora e respeitosa aos bons comportamentos que foram herdados e nos legado ah tempos, dessa liberdade eu não quero participar.
Tem se confundido muito liberdade com libertinagem, e tem se motivado bastante a generalização de atitudes e comportamentos que vão até contra o bom proceder.
Cuidado para que por meio dessa copa esse grito de liberdade não entre pela culatra nos ideais conservadores.
Pesquisem sobre as mortes de operários com as obras no Qatar.
Não entrem no pão e circo que o mundo quer ditar.
Sejam sensatos.