publicidade
Mundo

Coreia do Norte revela imagens de novo submarino nuclear; confira

O ditador norte-coreano Kim Jong-un esteve em um estaleiro para verificar o progresso da embarcação de 8,7 mil toneladas

Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visita submarino nuclear em estágio avançado de construção
Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visita submarino nuclear em estágio avançado de construção | Foto: Divulgação/Korean Central News Agency

Imagens inéditas do avanço da Coreia do Norte no desenvolvimento de um submarino movido a energia nuclear vieram a público nesta quinta-feira, 25, divulgadas pela mídia estatal do país, que exibiu um casco praticamente pronto.

O ditador norte-coreano Kim Jong-un esteve em um estaleiro para verificar o progresso da embarcação de 8,7 mil toneladas, classificada pelo regime como estratégica para fortalecer a capacidade nuclear marítima.

Receba nossas atualizações

O regime norte-coreano informou que pretende equipar o novo submarino com armamentos nucleares e o apresentou como uma “embarcação estratégica com mísseis guiados”. Seu projeto busca reforçar a dissuasão do país diante de ameaças externas.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Durante a inspeção, Kim criticou a Coreia do Sul por buscar tecnologia semelhante. Ele classificou o ato como “ofensivo” e disse ser uma ameaça à segurança e à soberania marítima norte-coreana.

Avanço militar da Coreia do Norte

Imagem do submarino nuclear da Coreia do Norte | Foto: Divulgação/Korean Central News Agency
Imagem do submarino nuclear da Coreia do Norte | Foto: Divulgação/Korean Central News Agency
Tamanho real da embarcação | Foto: Divulgação/Korean Central News Agency
Tamanho real da embarcação | Foto: Divulgação/Korean Central News Agency
Submarino norte-coreano | Foto: Divulgação/Korean Central News Agency

Segundo Kim, as ações de Seul aumentam a urgência do avanço militar de Pyongyang e tornam essencial armar nuclearmente a frota do país. “A conclusão do submarino movido a energia nuclear representará uma mudança histórica na dissuasão nuclear do nosso país contra ameaças inimigas”, afirmou Kim Jong-un, conforme publicação da mídia estatal.

As fotos mostram o ditador, acompanhado de sua filha e autoridades, inspecionando a estrutura de cor vinho da embarcação, protegida com tinta anticorrosiva, em uma área de montagem. Não houve informação sobre o dia exato da visita. Desde março, é a primeira vez que o regime norte-coreano revela imagens detalhadas do submarino. Até então, apenas as partes inferiores haviam sido exibidas.

Leia também: “Questões éticas dos EUA na Venezuela”, artigo de Theodore Dalrymple publicado na Edição 301 da Revista Oeste

Especialistas avaliam que, apesar de não haver confirmação sobre a conclusão do projeto, o estágio avançado do casco pode sugerir que sistemas críticos, como o motor e o reator, já estejam instalados. Um especialista da Coreia do Sul estimou que o submarino poderá ser testado em alto-mar nos próximos meses, caso o ritmo de construção seja mantido.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.