Depois de mais um ano de interrupção, os governos das Coreias do Sul e do Norte anunciaram nesta terça-feira, 27, que decidiram restabelecer o canal direto de comunicação entre os dois países. A informação surpreendeu a comunidade internacional.
Há 13 meses, a ditadura norte-coreana decidiu, de forma unilateral, romper a comunicação com o país vizinho. O motivo alegado na época foi a mobilização de ativistas sul-coreanos contra o regime comandado pelo ditador Kim Jong-un.
Leia mais: “Está proibido sorrir na Coreia do Norte”
Desde abril deste ano, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano vinham discutindo nos bastidores a possibilidade de restabelecer o contato oficial entre os dois países. Após intensas negociações, a partir de hoje haverá chamadas regulares por telefone entre os dois governos duas vezes por dia, segundo as agências internacionais.
Leia também: “Sul-coreanos trabalham por visita do papa à Coreia do Norte”
A KCNA, agência oficial de notícias da Coreia do Norte, divulgou que a retomada da “linha direta” entre os dois países trará “efeitos positivos sobre a melhora e o desenvolvimento das relações entre o Norte e o Sul”.
Leia mais: “Coreia do Sul anuncia construção de ‘Domo de Ferro’”
A agência destacou ainda que “os dois governantes também concordaram em restaurar a confiança mútua entre as duas Coreias o mais rápido possível e em avançar com o relacionamento novamente”.
Leia também: “Sul-coreanos trabalham por visita do papa à Coreia do Norte”
Com informações da Radio France Internationale
Meu sonho é termos um Brasil do norte e um Brasil do sul. Pelo menos por uns cinco anos até às bestas aprenderem.