Por determinação do governo dos Estados Unidos, todas as empresas do país com mais de 100 empregados têm até 4 de janeiro para assegurar que todos os seus funcionários estejam completamente vacinados contra a covid-19. O anúncio do prazo ocorreu nesta quinta-feira, 4. Entretanto, o presidente do Joe Biden já havia comunicado sobre a medida em setembro. Pela regra, a partir da data, quem se recusar terá de usar máscaras e apresentar um teste semanal com resultado negativo para a doença.
Relacionadas
A imposição também se aplica a trabalhadores da área de saúde e terceirizados da administração federal. A violação da norma pode acarretar em multas que variam entre US$ 13,6 mil a US$ 136 mil para as companhias.
Os trabalhadores terão direito à folga remunerada para tomar a vacina e licença médica em eventuais casos de efeitos colaterais.
O governo está introduzindo a medida pelo mecanismo do OSHA, ou seja pela saúde ocupacional do departamento do trabalho, abrangendo assim as empresas e usando a estrutura da instituição para a fiscalização.