O governo de Cingapura determinou que, quem tiver optado por não se vacinar contra a covid-19, terá de arcar com os custos de seu próprio tratamento médico para combater a doença. Anunciada nesta terça-feira, 9, a medida entrará em vigor em 8 de dezembro. Para manter o acesso à saúde gratuita, será preciso completar o esquema vacinal até 31 de dezembro. A regra não se aplica às pessoas não elegíveis para receber o imunizante.
Relacionadas
De acordo com dados da Organização Mundial das Nações Unidas, Cingapura tem 6 milhões de habitantes. O monitoramento da pandemia feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 218 mil habitantes se contaminaram com a doença até o momento; deles, 497 morreram.
Considerando as informações do site Our World In Data, vinculado à Universidade de Oxford, 83% dos habitantes do país já haviam completado o ciclo vacinal contra a doença em 1º de outubro. Ainda assim, 81% das mortes (401) e 56% das contaminações (101 mil) foram registradas pela OMS depois dessa data.
Leia mais: “A evolução da doença no Brasil e no mundo”, painel de Oeste sobre a pandemia