A covid-19 pode fazer o cérebro encolher o equivalente a uma década de envelhecimento normal, de acordo com estudo publicado na revista Nature, na segunda-feira 7. Os pesquisadores da Universidade de Oxford afirmaram que, mesmo em casos leves causados por infecção pelo coronavírus, o órgão pode sofrer alterações.
Os pesquisadores identificaram danos cerebrais e complicações neurológicas associadas à covid meses após a infecção, inclusive na região ligada ao olfato. Os envolvidos no estudo também disseram que pacientes que tiveram a doença, mesmo depois de curados, podem manifestar sintomas como confusão mental, perda da concentração, de memória, dores de cabeça, distúrbios sensoriais, depressão e até psicose durante meses.
Método de pesquisa
Para chegar aos resultados, os pesquisadores usaram o maior banco de dados de ressonância magnética do mundo. As varreduras iniciais do cérebro de 785 voluntários, feitas com ressonância magnética, analisaram o funcionamento do órgão antes do início da pandemia.
Uma segunda varredura foi realizada 38 meses depois. Cerca de 400 pacientes testaram positivo para a covid entre os dois exames. O restante do grupo não infectado serviu de parâmetro de comparação para as informações neurológicas e tinha características semelhantes aos infectados: idade, sexo, fatores de risco como pressão arterial, obesidade, diabetes e tabagismo e status socioeconômico. Os participantes do estudo com e sem a doença tinham entre 51 e 81 anos, e a maioria era branca.
“Ficamos bastante surpresos ao ver algumas diferenças claras em como o cérebro mudou nos participantes que foram infectados”, disse Gwenaelle Douaud, uma das neurocientistas que participaram da pesquisa. Os cientistas disseram ser preciso mais investigação para descobrir se o impacto pode ser parcialmente revertido ou se persistiria a longo prazo.
Redução do cérebro
O grupo infectado também apresentou uma redução de 0,2% a 2% no tamanho do cérebro, em comparação com aqueles que não foram infectados, e mostrou maior declínio cognitivo com base no desempenho de tarefas complexas.
Isso foi associado à atrofia, ou encolhimento, em uma parte específica do cerebelo — uma área na parte de trás e inferior do cérebro — ligada à cognição. As diferenças entre participantes infectados e não infectados foram mais acentuadas em pessoas mais velhas.
Segunda varredura 38 meses depois? Mais de três anos???
Imagine! A maioria das pessoas é de QI 2+2=5.
Agora se pegam Covidiot-19 ainda vão ficar mais idiotas?
Então os esquerdalhas já nascem com covid.
Acho que a ideia dos xing lings era essa, pra acabar com as piadinhas contra eles. Mas deu efeito é no cérebro…
Desde que não encolha o piupiu…..
Infelizmente há tanta desinformação por parte da “ciência” que já fica difícil de acreditar de pronto nessas afirmações. Principalmente se vierem de “autoridades” que já (des)informaram antes. Nunca a ciência foi tão castigada como nestes últimos anos e nunca foi feito tanto terror para a população. Interessante num momento que já arrefece a pandemia, virem agora com essa nova “noticia”. Esperar para ouvir outros cientistas.
Finalmente tudo começa a fazer sentido….
Esse vírus foi criado para aumentar o número de esquerdistas no mundo.