O Reino Unido desobrigou os testes para turistas vacinados com duas doses. A medida entra em vigor a partir de 11 de fevereiro, conforme disse o secretário dos Transportes, Grant Shapps, na segunda-feira 24.
Atualmente, os turistas que tomaram as duas doses do imunizante são obrigados a fazer um teste de covid-19 dois dias depois da chegada ao país.
Com a mudança, os viajantes assinarão um formulário do governo. Além disso, os menores de 18 anos também precisarão estar com o esquema vacinal completo antes de entrar no Reino Unido.
A medida também mudou a situação de quem não está com esquema vacinal completo: o turista não precisará mais se isolar nem fazer um teste no oitavo dia, só deverá fornecer um teste de covid-19 negativo antes de viajar e fazer outro teste PCR depois de chegar ao Reino Unido.
“Prometemos que não manteríamos essas medidas em vigor um dia a mais do que o necessário e é óbvio para mim agora que os testes de fronteira para viajantes vacinados perderam sua utilidade”, disse Shapps ao Parlamento. “Este é um sistema proporcional, que nos aproxima da normalidade, mantendo as proteções vitais à saúde pública.”