Cracolândia obriga Liceu Coração de Jesus fechar as portas

Atividades do tradicional colégio católico serão mantidas até o final do ano letivo
-Publicidade-
Tradicional colégio foi obrigado a fechar depois de 137 anos
Tradicional colégio foi obrigado a fechar depois de 137 anos | Foto: Reprodução/Liceu Coração de Jesus

Com 137 anos de história, o tradicional Liceu Coração de Jesus foi obrigado a fechar as portas, devido ao avanço da cracolândia no bairro Campos Elíseos, região central de São Paulo, onde o colégio está instalado.

O encerramento foi anunciado em agosto às famílias, mas as atividades do colégio serão mantidas até o final do ano letivo. A partir de 2023, o prédio do colégio vai funcionar apenas para sediar uma creche conveniada com a Prefeitura de São Paulo, um abrigo para catadores de lixo reciclável, uma paróquia, além de programas sociais.

O Liceu fica a duas quadras da Praça Princesa Isabel, via conhecida como um dos “fluxos” da cracolândia, região frequentada diariamente por centenas de dependentes químicos que vivem em meio ao tráfico de drogas e vagam como zumbis.

-Publicidade-
A ‘nova cracolândia’, na calçada da Primeira Igreja Batista de São Paulo, na Praça Princesa Isabel | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste

Inaugurado por padres salesianos em 1885, o colégio está hoje longe de seu auge. Nos anos de 1960, o Liceu Coração de Jesus chegou a ter 3 mil alunos matriculado e também ofereceu cursos de graduação. Hoje, devido à falta de segurança na região, o espaço acumula menos de 200 alunos e só tem turmas de ensino fundamental (do 1° ao 9° ano).

“Ficou insustentável continuar com o colégio. Não temos mais procura de famílias, porque o entorno dificulta muito. Tentamos de tudo para melhorar a situação, mas não é mais possível”, afirmou o padre Cássio Rodrigo de Oliveira.

Em artigo publicado na Edição 107 da Revista Oeste, o jornalista Cristyan Costa expôs o descaso do poder público em combater a cracolândia, que espalhou seus tentáculos pelos cartões-postais da capital paulista.

Leia um trecho

“Desde a transferência da cracolândia principal, quem passa pela Praça Princesa Isabel depara com uma aglomeração de gente consumindo drogas a céu aberto. O cenário é desolador: restos de comida no chão (de marmitas entregues por ONGs, como a do padre Júlio Lancellotti), barracas, um forte odor de excrementos humanos e entorpecentes. No início desta semana, a prefeitura iniciou ‘ações de zeladoria’ e retirou 35 toneladas de lixo do local, incluindo madeiras usadas na confecção de moradias improvisadas. Exceto as barracas onde as drogas são vendidas. Apesar da iniciativa, a nova cracolândia permanece e as ‘casas’ voltaram a ser erguidas assim que os agentes públicos deixaram o local.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. A Cracolândia sempre existiu, o que não se fala é que a verdadeira culpa por isso estar acontecendo é do próprio paulista, que elegeu aquele bost@ do doriana por duas vezes seguidas, ele sim é o verdadeiro responsável pela mazela em que SP se encontra atualmente.

    1. Carapuça serviu né marmita de padre??! (já que vc ganhava “notas muito altas” pelos seus préstimos e silêncio.. né não?!)
      Igreja católica é que nem máfia…corre atrás do dinheiro do governo….fora que são os primeiros COMUNISTAS da história…não existe diferença entre a doutrina da igreja católica com o comunismo, mas ambos não podem viver no mesmo espaço.

  2. MENTIRA!!
    Essa é uma das 7 igrejas católicas que “vivia” da craco….
    Você não conseguem “pegar” as mentiras desses freis, monges e padres/bispos????
    A RUA DEFRONTE A ESTE COLÉGIO ESTA LIMPA DE NÓIS A 6 MESES….
    Antes a craco e seus ZOOBIES “CATADORES DE PAPEL” e ladrões de fios..(tadinhos né?!) cercavam todas as ruas dessa instituição.
    Eu sempre achei estranho como tinham mães que deixavam seus filhos estudarem ali.
    e essa igreja NÃO RECLAMAVA!
    Agora que tiraram e espalharam pela região sta cecilia, sta ifigenia (as 2 com igrejas católicas) Ipiranga/Jaõ joão e anhangabau …eles decretam falência.
    São canalhas!

    1. APOSTO que vão pensar numa outra atividade para utilizar o belo espaço….e eu divinho qual… VAI SER NA ÁREA ASSISTENCIAL HOSPITALAR….para sugar dinheiro dos cofres públicos com o novo hospital….ainda bem que não é hospital infantil né:!

      1. Igreja Santana, das ALMAS, da SÉ e da Consolação….. completam a lista das 7 que vivem do dinheiro público alimentando nóias que vão te roubar cedo ou tarde.
        Ladrões atrasa lado gordinhos..roubam melhor…
        hoje usam laços de fios para “dar o gogó” mata leão, te imobilizar nas ruas do centro de sampa.
        SÓ PARA TOMAR UMA CERVEJINHA conforme falas do luladrão

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.