Muito criticado depois de veículos da imprensa norte-americana terem revelado seus planos para reunir “centenas de pessoas” na comemoração de seu aniversário de 60 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama divulgou um comunicado nesta quarta-feira, 4, informando que apenas familiares e amigos mais próximos participarão da festa.
A ideia é celebrar a data na propriedade da família Obama na ilha exclusiva de Martha’s Vineyard, em Massachusetts. O aniversário do ex-presidente é hoje, mas a festa deve ocorrer no fim de semana.
Leia mais: “Suprema Corte dos EUA rejeita pedidos de anulação do Obamacare”
A porta-voz de Obama, Hannah Hankins, reconheceu que o plano inicial era convidar um número maior de pessoas, mas o aumento das infecções pelo novo coronavírus no país foi determinante para que o ex-presidente mudasse de ideia.
Leia também: “Barack Obama compara Lula a chefão do crime”
“Este evento ao ar livre foi planejado meses atrás de acordo com todas as diretrizes de saúde pública e cuidados com a covid-19 que estavam em vigor. Devido à nova disseminação da variante Delta na semana passada, o presidente e a sra. Obama decidiram reduzir significativamente o evento para incluir apenas familiares e amigos próximos”, diz a nota. “O presidente Obama agradece aos outros convidados que estão enviando mensagens de aniversário de longe e espera que possa vê-los em breve.”
Na terça-feira 3, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, informou que o presidente Joe Biden não participará da comemoração de Obama, de quem foi vice durante os oito anos em que o democrata governou o país. “O ex-presidente apoia a vacinação e certamente respeita os conselhos dos especialistas em saúde pública e os aplica”, disse Psaki.
Leia também: “Nova York exigirá comprovante de vacinação em ambientes fechados”