A ditadura de Cuba formalizou, nesta segunda-feira, 7, o pedido para aderir ao Brics como “país parceiro”. Os cubanos enviaram a solicitação ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, já que o país europeu ocupa atualmente a presidência rotativa do grupo. O bloco econômico, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é visto como uma alternativa ao G7 no cenário internacional.
Carlos Miguel Pereira, diretor-geral de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, anunciou a novidade. Ele disse que o Brics tem se afirmado como um elemento crucial na geopolítica global e uma esperança para os países do “Sul Global”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Cuba solicitou oficialmente sua incorporação ao Brics como ‘país parceiro’, por meio de uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ocupa a presidência do grupo”, compartilhou Pereira, no Twitter/X. “Que está se consolidando como um ator fundamental na geopolítica global e esperança para os países do Sul.”
O embaixador russo em Havana, Viktor Coronelli, já havia informado que Moscou aguardava a presença da delegação cubana na cúpula do Brics em Kazan, na Rússia. O evento está agendado de 22 a 24 de outubro. Putin convidou o ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, para o evento.
Novos membros do Brics
Desde o começo do ano, a Rússia está à frente da presidência do Brics. Além dos membros fundadores — Rússia, Brasil, Índia e China —, o bloco teve a entrada da África do Sul, em 2011, e recentemente cresceu com a entrada de Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Vários outros países demonstraram interesse em participar do Brics nos últimos meses. Em junho, Anwar bin Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia, confirmou ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a intenção de seu país de aderir ao grupo. Em agosto, o Azerbaijão também fez sua solicitação.
Recentemente, o assessor presidencial russo Yuri Ushakov anunciou que a Turquia apresentou candidatura como membro pleno do Brics. O pedido está em avaliação.
Parabéns ao Milei por ter recusado entrar no clube dos cafajestes!
Kkkkkk só países de elite. Vamos convidar também Coreia do Norte, Venezuela e Nicarágua, pra fechar com chave de ouro.
Que b#sta kkkkk
O BRICS nada mais é do que a nova União Soviética!
O Brasil se nivelando por baixo…
Tá faltando o Irã aí, hein?
Já está no grupo.
Só tem ditaduras, convidaram a Coreia do Norte ?