A Cúpula dos Brics (grupo de países de economia emergente), que inclui o Brasil, se reúne nesta quinta-feira, 23, de forma virtual. Neste ano, o tema do encontro é “Promover a parceria Brics de alta qualidade e inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global”. O bloco ainda conta com Rússia, Índia, China e África do Sul.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve participar da cerimônia de abertura. Segundo o governo brasileiro, o evento foi divulgado como “uma oportunidade de os países membros trabalharem para promover o espírito de abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha, além de fortalecer a cooperação prática em todos os campos e embarcar em uma nova jornada de parcerias do grupo”.
Esta será a primeira vez que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparecerá a um evento com líderes das maiores economias emergentes desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano.
Putin pede apoio aos Brics
Na abertura do Fórum de Negócios do Brics, na quarta-feira 22, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu ajuda dos Brics para superar as sanções ocidentais contra a economia russa, decretadas em razão do conflito ucraniano. Em discurso gravado, Putin defendeu uma maior aproximação dos países do bloco.
“Nossos empresários estão sendo obrigados a desenvolver suas atividades em condições difíceis, já que os aliados ocidentais omitem os princípios de base da economia de mercado, do livre-comércio”, disse no fórum.
Segundo Putin, a Rússia pretende redirecionar seus fluxos comerciais e contatos econômicos para parceiros internacionais confiáveis, especialmente os países do Brics.
O presidente da China, Xi Jinping, comprou a ideia de Putin e criticou as sanções internacionais. “Politizar e instrumentalizar a economia mundial, usando uma posição dominante no sistema financeiro global para impor sanções de forma desenfreada, apenas prejudica os outros, espalhando sofrimento às pessoas pelo mundo”, disse Xi.
EITAAAA….VAMOS AGUARDAR. AS VEZES SER IGNORANTE, COMPENSA. AHHH. PAULUS(PAULINHA) VOCE SABE QUEM GOSTA DISSO, PENSA QUE NÃO SABEMOS….NÉ????