Cúpula dos Brics se reúne hoje

O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de abertura
-Publicidade-
Imagem da reunião dos chefes de Estado dos Brics realizada em 2019
Imagem da reunião dos chefes de Estado dos Brics realizada em 2019 | Foto: Divulgação

A Cúpula dos Brics (grupo de países de economia emergente), que inclui o Brasil, se reúne nesta quinta-feira, 23, de forma virtual. Neste ano, o tema do encontro é “Promover a parceria Brics de alta qualidade e inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global”. O bloco ainda conta com Rússia, Índia, China e África do Sul.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve participar da cerimônia de abertura. Segundo o governo brasileiro, o evento foi divulgado como “uma oportunidade de os países membros trabalharem para promover o espírito de abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha, além de fortalecer a cooperação prática em todos os campos e embarcar em uma nova jornada de parcerias do grupo”.

Esta será a primeira vez que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparecerá a um evento com líderes das maiores economias emergentes desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano.

-Publicidade-

Putin pede apoio aos Brics

Na abertura do Fórum de Negócios do Brics, na quarta-feira 22, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu ajuda dos Brics para superar as sanções ocidentais contra a economia russa, decretadas em razão do conflito ucraniano. Em discurso gravado, Putin defendeu uma maior aproximação dos países do bloco.

“Nossos empresários estão sendo obrigados a desenvolver suas atividades em condições difíceis, já que os aliados ocidentais omitem os princípios de base da economia de mercado, do livre-comércio”, disse no fórum.

Segundo Putin, a Rússia pretende redirecionar seus fluxos comerciais e contatos econômicos para parceiros internacionais confiáveis, especialmente os países do Brics.

O presidente da China, Xi Jinping, comprou a ideia de Putin e criticou as sanções internacionais. “Politizar e instrumentalizar a economia mundial, usando uma posição dominante no sistema financeiro global para impor sanções de forma desenfreada, apenas prejudica os outros, espalhando sofrimento às pessoas pelo mundo”, disse Xi.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. EITAAAA….VAMOS AGUARDAR. AS VEZES SER IGNORANTE, COMPENSA. AHHH. PAULUS(PAULINHA) VOCE SABE QUEM GOSTA DISSO, PENSA QUE NÃO SABEMOS….NÉ????

  2. 🍓 Oi) Meu nome é Paula, tenho 24 anos) Budding SEX modelo 18+) Adoro fotos nuas) Por favor, classifique minhas fotos em 👉 https://ja.cat/id205476

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.