O governo da Ucrânia informou nesta segunda-feira, 28, que sua representação diplomática está em Bomel, na fronteira com a Bielorrússia, para iniciar as negociações de cessar-fogo com a Rússia.
A delegação ucraniana é composta do ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov; Mykhailo Podoliak, conselheiro do chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia; e Mykola Tochytskyi, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia. O presidente Volodymyr Zelensky não faz parte do grupo.
A Ucrânia deve exigir um “cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas”, comunicou uma nota do governo ucraniano. Zelensky disse ao premiê britânico, Boris Johnson, que as próximas 24 horas serão cruciais para o país. Ele afirmou que não espera grandes resultados do encontro diplomático.
Relacionadas
Confrontos em Kiev
A capital ucraniana teve uma noite “calma” no domingo 27, informou o Conselho da Cidade de Kiev na manhã de hoje. Apesar disso, as autoridades alertaram os moradores para permanecerem em casa enquanto os combates continuam.
“A noite passada foi calma, excluindo algumas brigas com grupos de sabotagem e reconhecimento”, informaram as autoridades ucranianas. “No entanto, a cidade estava ocupada preparando sua defesa. Veremos fortificações, armadilhas para tanques e outras estruturas defensivas que apareceram nas ruas de Kiev.”
Batalha em Mariupol
De acordo com a agência de notícias Reuters, houve combates em torno de Mariupol, cidade portuária ucraniana, durante a noite passada. A informação foi transmitida por Pavlo Kyrylenko, chefe da administração regional de Donetsk, nesta segunda-feira, 28. Ele não disse se as forças russas ganharam ou perderam terreno nem forneceu números de baixas.
O Ministério da Defesa da Rússia garantiu que tomou as cidades de Berdianski e Enerhodar, além da planta nuclear de Zaporizhzhia, próximas a Mariupol, segundo a agência de notícias Interfax.
A Rússia está quebrada…não aguenta uma 3a guerra mundial….são parecidos com o pavão….
A Ucrânia deve exigir um “cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas”
– Nada como ter um presidente humorista. Quem faz exigência num caso desse, é quem está no controle do conflito e pelo que sabemos, não é a Ucrânia.
Tem muita gente aí ridicularizando o material militar russo, de fato eles enviaram para a Ucrânia só cacareco da antiga U.R.S.S. que já ia para a sucata mesmo porque eles, os russos, sabem muito bem da situação do material ucraniano, que está muito pior que as sucatas que eles mandaram para lá. Então vamos com mais vagar com o andor.
Os russos sempre demonstraram fraqueza em várias vezes na história, fraqueza essa que eles não tem e tem muito desatento que ainda cai nessa conversa.