Depois de tsunami, EUA alertam para risco de maremoto na Costa Oeste

Outros países, como Austrália, Japão e Chile, também estão em alerta
-Publicidade-
Efeitos do tsunami em Tonga já começam a ser sentidos em diversas partes do mundo
Efeitos do tsunami em Tonga já começam a ser sentidos em diversas partes do mundo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Depois de um tsunami atingir a costa do arquipélago de Tonga, no sul do Pacífico, após o registro de uma erupção de um vulcão submarino, autoridades dos Estados Unidos informaram que há risco de que um maremoto se forme na Costa Oeste do país, no litoral dos Estados de Washington e Oregon.

Como noticiado por Oeste mais cedo, uma base dos EUA em Samoa Americana foi a primeira a emitir o alerta de tsunami em Tonga. A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai ocorreu por volta das 17h20 (pelo horário local). Ele está localizado a 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha da nação insular de cerca de 70 mil habitantes.

As ondas também atingiram parte da ilha de Vanua Levu, no nordeste de Fiji.

-Publicidade-

Outros países também estão em alerta. No Japão, há aviso sobre risco de tsunami em diversas regiões, incluindo a capital Tóquio, de acordo com as autoridades meteorológicas locais. Fortes ondas já atingiram a costa do país.

Segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália, a movimentação registrada em Tonga causou um pequeno tsunami, mas não há risco de o maremoto se aproximar do país.

O Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi), por sua vez, advertiu sobre a possibilidade de um “tsunami menor” atingir a Ilha de Páscoa.

Até o momento, segundo a agência de notícias Associated Press, não há informações precisas sobre feridos ou eventuais mortos em Tonga, nem a respeito da extensão dos danos causados pelo tsunami. Os serviços de comunicação do arquipélago estão cortados.

Tonga é um país-arquipélago da Oceania formado por 180 pequenas ilhas. Em novembro do ano passado, a nação ganhou destaque no noticiário por ter decretado lockdown depois de um único caso de covid-19 em seu território.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.