O deputado André Ventura, líder do Chega, partido português de direita, usou a tribuna do Parlamento para se manifestar sobre os atos que ocorreram no Brasil desde o resultado do segundo turno das eleições. Na ocasião, ao abrir o discurso, ele disse “entender perfeitamente a fúria e angústia de milhões de brasileiros ao verem seu país governado por um bandido”, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Imediatamente, o líder do Chega foi interrompido pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. “Essa é uma expressão ofensiva em relação ao presidente de um país muito amigo de Portugal”, disse Silva, afirmando que se sentia obrigado, pelo regimento da Casa, a pedir que Ventura não se referisse daquela forma ao líder do Brasil.
O Presidente da Assembleia da República não gostou que eu tivesse chamado bandido a Lula e repreendeu-me esta tarde no Parlamento. As provas são evidentes para quem quiser ler, a forma como enriqueceu e condicionou a justiça. Mantenho o que disse e aceitarei as consequências! pic.twitter.com/rteFuviqWe
— André Ventura (@AndreCVentura) January 13, 2023
Ao retomar o discurso, Ventura declarou ser “difícil se dirigir ao presidente do Brasil de outra forma”. Ele ainda afirmou entender as manifestações dos brasileiros.
“Compreendo perfeitamente a razão pela qual os brasileiros estão indignados, acampados em muitas regiões, com seu país entregue a quem sabemos que fez o que fez ao Brasil nos últimos anos”, continuou o deputado. “E que apenas conseguiu fazer o que fez porque tinha amigos que lhe permitiram não enfrentar devidamente o que tinha que enfrentar”, acrescentou Ventura.
O discurso no Parlamento português ocorreu na sexta-feira 13, durante o debate de um voto de condenação aos atos de vandalismo que aconteceram no domingo 8, em Brasília.
Ventura afirmou ainda condenar “o ataque às instituições”, porque “compreendemos a fúria, a angústia, a raiva, mas ao mesmo tempo sabemos que a democracia é a forma de combater aqueles que na nossa perspectiva de forma absolutamente imoral tomaram conta das instituições brasileiras”, justificou.
Não sei porque a repreensão ao Dep André Ventura, ele falou a verdade, que todos nós sabemos ser
Afinal a fama do molusco é internacional e a surpresa das urnas o terem colocado novamente também
Realmente é um desrespeito pronunciar o nome desse um ladrão em plenário , só em mencionar nós remete a tudo de ruim que aconteceu no Brasil e poderá acontecer se apartir de fevereiro o senadores e deputados de direita não colocarem tudo no seu devido lugar.
Até estão querendo censurar quem fala a verdade, tempos difíceis.
O deputado do Chega perdeu excelente oportunidade de mandar seu presidente paneleiro tomar onde as patas tomam … É aqui as gazelas também.
Bandido?Que absurdo chamar Lula de bandido….absurdo mesmo. Mas vcs tem certeza que chamaram o Lula de bandido? Não concordo em chamar o Lula de bandido.
Bandido?Que absurdo chamar Lula de bandido….absurdo mesmo. Mas vcs tem certeza que chamaram o Lula de bandido? Não concordo em chamar o Lula de bandido.
A verdade doi, e doi muito ora nós brasileiros, bienvenidos a Venexuela.
Você é doente.
Queria ver se o presidente deles fosse um criminoso que saqueou o pais. Corrupto no cool dos outros é refresco.
Sugestão: fazer uma pesquisa em um buscador, como o Google! Encontrará! Da mesma epoca de Loola! Fez negócios com a parceria de Dirceu e chegou a ser preso
Um ladrão quando rouba e se arrepende é digno de perdão, agora quando um ladrão rouba e ainda que se vingar de quem descobriu seus roubos, esse merece paredão!!!
Sou um luso-brasileiro, brasileiro por nascimento e português por opção. Em 2022, no Brasil, com orgulho pendurei na janela minha bandeira do Brasil. Mas, em 2023, a omissão e silêncio das autoridades brasileiras me fizeram retirá-la com vergonha de ser brasileiro. Não quero reviver a expressão: “O último a sair desliga a luz do aeroporto”.
O deputado português não falou nenhuma mentira. Lula é bandido, porque é um ladrão, apesar de toda a armação do STF para torná-lo “limpinho”. Foi descondenado na marra, mas jamais será chamado de inocente porque todas as provas que Gilmar Mendes mandou para o lixo continuam a falar por si. É até reconfortante saber que alguém no exterior expressa uma opinião condizente com a verdade, uma vez que a esquerda possui tentáculos na imprensa de outros países que pintam como santo um reles canalha.
É. Os tempos são outros, estão difíceis. Em Portugal, também?
Hoje, incrível, é proibido dizer a verdade: LULA É BANDIDO!
Demôniocracia squerdista em portuga
André Claro Amaral Ventura, de nome André Ventura, (nascido a 15 de janeiro de 1983 em Algueirão-Mem Martins) é professor na Universidade Nova de Lisboa[1] e líder do partido político Chega! em Portugal e os seus deputados na Assembleia da República, o parlamento português.
Ventura é licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em direito público pela College Cork University, na Irlanda.
Em 2001 ingressou no Partido Social Democrata, pelo qual foi eleito candidato máximo à Câmara Municipal de Loures, no norte de Lisboa, em 2017. No entanto, demitiu-se deste cargo, demitiu-se do PSD e fundou o Chega a 9 de abril de 2019.
Nas eleições europeias de 26 de maio de 2019, foi o principal candidato da coligação tripartida Basta, constituída pelo Chega, Partido Popular Monárquico e Partido Cidadania e Democracia Cristã. Os 49.496 votos, ou 1,49% dos votos, não foram suficientes para um mandato e a coligação de propósito específico foi novamente dissolvida.
Nas eleições parlamentares de 6 de outubro de 2019, o candidato principal Ventura foi eleito para a Assembleia da República, o parlamento português, no círculo eleitoral de Lisboa. Assim, pela primeira vez desde 25 de abril de 1974, um político de um partido à direita do centro é membro da Assembleia.
Ventura concorreu como candidato nas eleições presidenciais de 2021 em Portugal. Ele ficou em terceiro lugar entre os seis com 11,9% ou 496.661 votos
***
PS- Extrema-direita é o batalhão Azov na Ucrânia.
O Partido Chega é um partido de direita padrão. No centro temos a esquerda-direita conforme e na extrema-esquerda estão os marxistas-leninistas tentando ressuscitar, pelo menos no Brasil, a longa tragédia do século passado.
Só o STF e o TSE não enxergam isso, ou melhor, fingem que não entendem!
Esse deputado merece aplausos. Lula é um ladrão, condenado em 3 Instâncias, descondenado pelos amigos q o deputado se referiu o STF, q o descondenou e o elegeu. Vergonhoso ter um ex-presidiario na PR.
Falou um admirador do fascismo brasileiro que nem sabe o que é fascismo.
Deputado, exerceu aí seu direito de livre expressão.
A esquerda é feita de Tolos, Baba-Ovos e Mentirosos…
Muito obrigada, deputado…
Sou português e te digo: ÉS UM PANELEIRO!