Ovos de dinossauro são encontrados no interior de São Paulo

Animais viveram na Terra durante o período Cretáceo Superior, entre 60 milhões e 80 milhões de anos atrás
-Publicidade-
Ovos de dinossauro encontrados no Sítio Paleontológico de Presidente Prudente
Ovos de dinossauro encontrados no Sítio Paleontológico de Presidente Prudente | Foto: Divulgação/ Rede Social

Cinco ovos de dinossauro foram encontrados no Sítio Paleontológico de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, no final de dezembro de 2021. De acordo com os paleontólogos responsáveis pela descoberta, os dinossauros são carnívoros, da espécie terópodes — animais com ossos ocos e membros de três dedos — e viveram na Terra durante o período Cretáceo Superior, entre 60 milhões e 80 milhões de anos atrás.

O paleontólogo que liderou a descoberta, William Nava, acredita que esses dinossauros eram carnívoros pelo fato de seus ovos serem maiores e terem a casca mais grossa do que os ovos dos crocodilomorfos (jacarés e crocodilos parecidos com os atuais). Além disso, a textura dos ovos encontrados se assemelha a dos ovos de terópodes achados também em dezembro de 2021, na China.

“Enquanto nos ovos de crocodilos temos as dimensões entre 6 centímetros por 3,5 centímetros, esses de dinossauro carnívoro medem em torno de 12 a 13 centímetros de comprimento por 6 a 7 centímetros de largura”, disse Nava em uma entrevista ao site G1. “Então, eles são bem maiores, indicando não se tratar de ovos de crocodilo e, sim, de alguma espécie de dinossauro carnívoro.”

-Publicidade-

Outra descoberta de dinossauro no mesmo local

Em setembro de 2020, William Nava e sua equipe de paleontólogos encontraram cerca de 30 ovos de crocodilomorfos no mesmo Sítio Paleontológico de Presidente Prudente. As ninhadas de dinossauro e de crocodilos ou jacarés estavam enterradas a uma distância de 4 a 5 metros. Essa descoberta é um indicativo de que, no passado, o local era usado na nidificação (construção dos ninhos) por essas espécies de animais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.