publicidade
Mundo

Eleições na Moldávia enfraquecem Moscou

A favor da agenda europeia, Partido Ação e Solidariedade (PAS) obtém maioria no Parlamento

A presidente Maia Sandu: vantagem e resistência ao russo Vladimir Putin | Foto: Reprodução/Twitter/X
A presidente Maia Sandu: vantagem e resistência ao russo Vladimir Putin | Foto: Reprodução/Twitter/X

O Partido Ação e Solidariedade (PAS) conquistou a vitória nas eleições legislativas da Moldávia, que ocorreram neste domingo, 28. Sob a liderança da presidente Maia Sandu, a legenda alcançou 50,03% dos votos válidos. O desempenho deixou para trás o Bloco Patriótico, alinhado a Moscou. O grupo somou 24,26%, segundo dados oficiais desta segunda-feira, 29.

A disputa envolveu cerca de 20 partidos e candidatos independentes. No total, estavam em jogo as 101 cadeiras do Parlamento. O resultado fortalece principalmente o projeto pró-europeu de Sandu. Ele defende sobretudo uma maior integração do país com a União Europeia.

Receba nossas atualizações

PAS amplia espaço político na Moldávia

A vitória do PAS ocorre em meio a um cenário de tensão geopolítica. A Moldávia faz fronteira com a Ucrânia. Assim, convive com uma região separatista pró-Rússia. Ao mesmo tempo, cresce o movimento interno favorável à adesão ao bloco europeu, embora parte da população se mantenha cética.

Durante as votações, o serviço de segurança cibernética detectou tentativas de ataque contra a infraestrutura eleitoral. As autoridades afirmaram que os ataques foram neutralizados em tempo real, sem comprometer a integridade do processo. Moscou nega qualquer envolvimento.

Leia também: “Um presente para o Hamas”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 289 da Revista Oeste

Apesar do resultado expressivo, o governo enfrenta obstáculos. A guerra na vizinha Ucrânia aumenta as pressões externas, enquanto a crise econômica interna limita a margem de manobra da administração.

Analistas destacam que Sandu precisará equilibrar expectativas da população com as exigências do processo de integração europeia. O desafio será avançar no projeto pró-Europa sem aprofundar divisões internas nem acentuar as tensões com a Rússia.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade