Arriscando uma retaliação da Rússia, o Ministério da Economia da Alemanha anunciou nesta sexta-feira, 16, que vai assumir a operação de uma refinaria de petróleo russa no país, para reforçar o fornecimento de energia em meio à crise na Europa.
A Refinaria Schwedt, pertencente à petrolífera russa Rosneft, agora está sob o comando da agência reguladora federal alemã Bundesnetzagentur, que cuida dos setores de energia, telecomunicações e ferrovias. A unidade, perto da cidade de Karslruhe, no sudoeste da Alemanha, fornece 90% do combustível de Berlim.
Assumindo a operação da Refinaria Schwedt, “a ameaça à segurança do fornecimento de energia é combatida e uma pedra fundamental essencial é colocada para a preservação e o futuro de Schwedt”, disse o ministério, em comunicado.
Outras duas refinarias — MiRo, também perto de Karslruhe, e Bayernoil, no Estado da Bavaria, sudeste — também de propriedade da Rosneft, devem passar ao controle alemão.
Governos de toda a Europa estão adotando medidas para garantir energia suficiente para o inverno, depois que a Rússia suspendeu o fornecimento de gás natural em razão das sanções europeias pela invasão da Ucrânia.
De acordo com a agência reguladora alemã, o grupo russo Rosneft não tinha mais autoridade para emitir instruções. O Ministério da Economia da Alemanha disse que a medida inclui um pacote para garantir que a refinaria possa receber petróleo de rotas alternativas, já que a Alemanha decidiu interromper a importação de petróleo da Rússia até o fim do ano.
A Shell, que detém uma participação de 37,5% na Schwedt, queria vendê-la há algum tempo. Em comunicado emitido nesta sexta-feira, disse que “não foi afetada” pela decisão alemã de assumir o controle da refinaria.
A Rosneft ainda não se manifestou sobre a decisão do governo da Alemanha.
A Alemanha pode fazer o que quiser contra os bens da empresas alemãs cuja sede fica na Rússia.
A Rússia jamais atacará a Alemanha novamente, pois atacar a Alemanha é atacar OTAN.
Putin sabe que essa é uma guerra que ele não pode vencer, pois diferentemente da segunda guerra, os aliados estão unidos com os paises que formaram o eixo (Itália, Japão e Alemanha), graças a perspicácia dos EUA, que durante a guerra fria os uniu a sua causa.
Ninguém pode vencer a OTAN em um guerra convencional, nem a China e a Rússia juntas tem o poder militar dos EUA e Europa ocidental juntos.
Putin vai ter que se contentar com uma guerra contra a Ucrânia.
O ditador russo não consegue nem manter o que invadiu na Ucrânia, está pedindo ajuda do Iran e Coréia do Norte, e vai agora encarar a Alemanha? O exército russo invencível era um blefe. Está desmoronando…
Isso está cheirando a um conflito bélico.
Vai começar a confusão bélica na Europa… Putin vai retaliar a Alemanha já, já… !!
Mais uma da república socialista verde da Alemanha. Se apropriar da propriedade alheia em nome de uma causa. Creio que essa prática já foi usada no passado!!!. Não apreenderam nada.
Sempre metendo os pés pelas mãos. Se a Rússia, instalou uma refinaria em solo alemão, devem ter autorização, licenças e pagar todos os impostos, e agora ser invadida e desapropriada, como fazer as ditaduras esquerdistas. Era só dialogar, retirar alguns dos impedimentos à Rússia e estaria tudo resolvido, mas, mais uma vez, metem os pés pelas mãos, numa demonstração de orgulho burro, típico do europeu, inspirado no idiota macron.