O Reino Unido suspendeu formalmente nesta quinta-feira, 22, uma proibição em vigor desde 2019 contra a exploração de gás por meio do fracking, técnica de bombear água com produtos químicos em alta pressão para extrair óleo e gás de rochas. O governo liberou a prática afirmando que o fortalecimento da produção de energia no país é uma “prioridade absoluta”.
No primeiro discurso depois da posse, em 6 de setembro, a primeira-ministra Liz Truss colocou a crise energética ao lado de saúde e economia como prioridades do governo. Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços da energia dispararam em toda a Europa — o governo russo diminuiu consideravelmente o fornecimento de gás e, em agosto, suspendeu por tempo indeterminado a operação do principal gasoduto para a Europa, o Nord Stream 1.
O Reino Unido anunciou um pacote de subsídio das contas para residências por dois anos e para empresas, por seis meses, a um custo previsto de mais de £ 100 bilhões de libras (US$ 113 bilhões ou R$ 584 bilhões). A primeira-ministra já tinha anunciado que permitiria o fracking onde fosse apoiado pelas comunidades.
O secretário de Negócios e Energia, Jacob Rees-Mogg, disse nesta quinta-feira que todas as fontes de energia precisam ser exploradas para aumentar a produção doméstica, “portanto, é certo que suspendemos a proibição para perceber quaisquer fontes potenciais de gás doméstico”.
O fracking, que tem sofrido oposição de grupos ambientalistas e algumas comunidades locais, foi banido depois que o órgão regulador do setor disse que não era possível prever a magnitude dos terremotos que poderia desencadear.
Empresas comemoram decisão
A empresa Cuadrilla Resources, que pertence ao grupo australiano AJ Lucas, tinha os poços de fraturamento mais avançados do Reino Unido e encontrou duas reservas de gás natural. Porém, com a proibição acabou suspendendo as operações. Agora, com o anúncio, disse que vai retomar as operações e tem o compromisso de devolver uma parte de qualquer receita de gás de xisto às comunidades locais.
“Levantar a proibição ajudará a indústria de xisto a liberar gás natural terrestre do Reino Unido em quantidades suficientes para atender às necessidades do Reino Unido nas próximas décadas”, disse o CEO da Cuadrilla, Francis Egan, à Agência Reuters.
O gigante de produtos químicos e energia Ineos, que detém várias licenças britânicas de exploração de gás de xisto, disse que o governo deve tratar o tema como “uma prioridade nacional de infraestrutura”.
Especialistas dizem que o reinício da indústria não fará nada para aliviar os preços da energia neste inverno porque o setor levaria alguns anos para se desenvolver e não se sabe qual a real capacidade de produção.
“Mesmo que os riscos sejam administráveis e aceitáveis, o gás de xisto só teria um impacto significativo no fornecimento do Reino Unido se, na próxima década, milhares de poços bem-sucedidos fossem perfurados”, disse à Reuters Andrew Aplin, professor honorário da Universidade de Durham.
![Fracking](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2022/09/fracking-uk-2.jpg)
Tremores de terra
Um relatório, solicitado pelo governo e publicado nesta quinta-feira, 22, pelo Serviço Geológico Britânico (BGS), disse que continua sendo um desafio estimar o impacto sísmico que o fracking poderia ter no país, já que a atividade foi explorada por pouco tempo.
O maior tremor causado pelo fracking no Reino Unido ocorreu nas proximidades de um poço da Cuadrilla, em Blackpool, norte da Inglaterra, em 2011, registrando uma magnitude de 2,3 graus na escala Richter. Os moradores disseram que foram acordados pelo tremor. Depois disso, o governo introduziu um sistema para suspender o trabalho se fosse detectada atividade sísmica de 0,5 graus ou superior.
O governo disse que o reinício da perfuração permitirá a coleta de mais dados e “construção de uma compreensão de como o gás de xisto pode ser extraído com segurança onde houver apoio local”.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
O cara é ridiculamente correto até a água começar a bater na bunda dele. A lei da sobrevivência é mais forte. Começou a ter frio, fome e sede, dane-se meus chavões ambientais.
Greta cadê vc??e o Léo di Caprio??? Têm algo a dizer?
Enquanto a Europa for governado por imbecis tipo Macron, Merkel e etc, essa turminha progressista do politicamente correto, as suas verdades vão variar de acordo com suas precariedades. Hoje condenam uma coisa e amanhã essa coisa será a certa até caírem na realidade entenderem as intenções do Biden Fraud.
Depois eles nos cobram uma agenda ambiental.
Estão na mão do putin
Kkkkk
Agora já estão na base do vale tudo, até provocar terremotos… E a tal agenda ambiental, carbono zero, etc… já não vale mais? kkkkkk…. Bando de débeis mentais.
ÓTIMO!!
Vamos aproveitar BRASIL!!! E terminar de asfaltar…COM PONTES E PAVIMENTAÇÃO DIGNA DE 30 CM DE ESPESSURA….. todas as estradas estratégicas do NORTE do Brasil…PASSAR os linhões de energia até Roraima.
acelerar a ROTA BIOCEANICA….
E boicotar e DAR PUBLICIDADE às empresas que nos boicotam na Europa….por exemplo… a NESTLE, VOLVO, SIEMENS, SaintGorbain/LeroyMelin….Microsoft, Facebook/META, Google….etc..etc.. boicotam o BRASIL e ninguém sabe.
Cínicos abestados. Por que não mantêm agora, no aperto, o discurso revolucionário do meio ambiente limpíssimo, com o verde mais lindo, com a poluição extirpada, com o gás carbônico eliminado?
A realidade é bem mais dura e literalmente bem mais fria que elocubrações de gabinetes, de abilolados lacradores, de hipócritas de agendas.
E o mais triste é saber que passada a fase retornarão ao erro, mostrando que o ser humano, ao contrário dos outros animais, não aprende com os erros.