publicidade
Mundo

Embaixadores pedem que Haiti seja liderado por primeiro-ministro afastado do poder

Ariel Henry havia sido designado pelo presidente Jovenel Moïse, que foi assassinado

primeiro-ministro haiti
Primeiro-ministro do Haiti, Claude Joseph | Foto: Reprodução/Twitter/Claude Joseph

Em meio à grave crise política que atinge o Haiti desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em caso ainda não esclarecido, um grupo de embaixadores de seis países e representantes da União Europeia, da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um manifesto de apoio a Ariel Henry, primeiro-ministro que está afastado do governo.

Henry havia sido nomeado primeiro-ministro por Moïse dois dias antes de sua morte e, em tese, deveria assumir o governo do país. Entretanto, o primeiro-ministro interino, Claude Joseph, vem ocupando essa função, com o apoio das Forças Armadas, ainda que Henry reivindique o posto. Joseph se tornou alvo de uma investigação que apura sua possível participação na morte de Moïse.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Primeiro-ministro do Haiti é investigado como mandante da morte do presidente”

O comunicado em apoio a Henry é assinado pelo Core Group, composto por embaixadores de Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos e França. A nota pede “um governo consensual e inclusivo” no Haiti. “Para este fim, incentivamos fortemente o primeiro-ministro designado, Ariel Henry, a continuar a missão que lhe foi confiada para formar tal governo”, afirmam os diplomatas.

Leia também: “Suposto mandante da morte do presidente do Haiti é preso”

O grupo também faz um apelo para que “todos os atores políticos, econômicos e da sociedade civil do país apoiem totalmente as autoridades em seus esforços para restaurar a segurança” no Haiti.

Dagomir Marquezi: “Quem mandou matar o presidente do Haiti?”

2 comentários
  1. Carlos Pedroso
    Carlos Pedroso

    Verdade o Brasil assume seu real papel..
    Ao lado das democracias ocidentais! Graças a Deus!

  2. Ricardo G. Filho
    Ricardo G. Filho

    Como é bom ver o Brasil assinando comunicados ao lado de verdadeiros parceiros ocidentais, ao invés dos tempos em que nos aliávamos a ditaduras falidas de esquerda.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.