País quer voltar a receber turistas de alguns países selecionados já no dia 22 deste mês; setor é responsável por 12% do PIB espanhol
A Espanha está trabalhando em uma reabertura gradual de suas fronteiras e espera voltar a receber turistas de alguns países selecionados já em 22 de junho. O governo espanhol quer liberar em um primeiro momento a entrada de pessoas que vivem em lugares que já controlaram o coronavírus.
O turismo é uma importante fonte de renda do país europeu, sendo responsável por 12% de seu PIB. O Ministério do Turismo havia designado o dia 1° de julho para a reabertura, mas já fala em 22 de junho.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta semana a prorrogação do estado de emergência até o dia 21. Com isso, os espanhóis só poderão circular livremente pelo país a partir de 22 de junho.
Veja também: “Espanha não tem mortes por covid-19 desde domingo”
Isso também deve valer para os turistas estrangeiros, afirmou um porta-voz do Ministério do Turismo à agência de notícias Reuters. A pasta quer pressionar o governo para que essas restrições sejam suspensas pelo menos um dia antes, em 21 de junho.
“Queremos reativar e acelerar a mobilidade internacional, mas começando em áreas com situação epidemiológica parecida”, afirmou o porta-voz do Ministério do Turismo.
De acordo com o Painel de Oeste, a Espanha registra 239.932 casos confirmados do coronavírus e 27.127 mortos.