A Espanha voltou a determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 22, como uma tentativa de controlar a disseminação da variante Ômicron do coronavírus.
Ainda não se sabe a partir de quando a nova decisão do governo espanhol entrará em vigor.
Nas últimas 24 horas, a Espanha contabilizou cerca de 50 mil novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo governo do país.
Mais cedo, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, esteve reunido com líderes das comunidades autônomas do país para discutir outras medidas para conter a pandemia.
A Espanha é uma das líderes mundiais de vacinação (com quase 80% da população imunizada com duas doses), mas responde por metade dos novos casos decorrentes da nova cepa.
Outros países
A Bélgica também anunciou novas restrições por causa da covid-19. Salas de cinema e teatro serão fechadas, e atividades esportivas só poderão ser realizadas sem presença de público depois do Natal.
Já na China, país em que o coronavírus surgiu, os 13 milhões de habitantes da cidade de Xian entraram em lockdown.
A partir da meia-noite de quinta-feira 23, cada residência da cidade chinesa poderá designar, a cada dois dias, um morador para comprar as necessidades básicas (alimentos, por exemplo). Todos os demais deverão permanecer em casa, exceto em caso de emergência.
Os cidadãos que não cumprirem as novas regras devem comprovar “circunstâncias especiais” que lhes permitam não seguir as determinações das autoridades.