EUA autorizam dose de reforço da vacina contra covid-19 em adolescentes

Nova aplicação deve respeitar intervalo de cinco meses entre doses
-Publicidade-
Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília
Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 na segunda-feira 3. Agora, adolescentes americanos de 12 a 15 anos poderão se vacinar mais uma vez.

A FDA, equivalente norte-americano da Anvisa, determinou ainda o novo intervalo entre as aplicações. Os jovens que estiverem na faixa etária entre 12 e 15 anos e receberam a segunda dose da Pfizer há cinco meses podem entrar na fila novamente.

As crianças imunossuprimidas — pessoas que têm os mecanismos de defesa contra infecção comprometidos — de 5 a 11 anos também podem receber a terceira aplicação.

-Publicidade-

A decisão da agência reguladora dos EUA foi baseada na revisão dos dados sobre segurança da imunização de reforço, realizada em mais de 6 mil adolescentes — divulgados pelo Ministério da Saúde de Israel. O aumento da disseminação da variante Ômicron nos Estados Unidos também foi apontado como responsável pela mudança.

No entanto, a vacinação de crianças e adolescente é um assunto que preocupa pais e boa parte da comunidade médica, que questionam a necessidade de vacinação desse grupo e a falta de estudos clínicos que contemplem essa população.

Vacinação de reforço contra covid-19 no Brasil

No Brasil, a terceira dose da vacina foi liberada para os maiores de 18 anos em novembro do ano passado e a quarta dose pode ser tomada por pessoas com baixa imunidade desde dezembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.