EUA e Reino Unido impõem sanções à Nicarágua

Medida foi adotada em resposta às eleições presidenciais, que reelegeram Daniel Ortega pelo quarto mandato consecutivo
-Publicidade-
O presidente Daniel Ortega e a esposa, Rosario Murillo, estão na lista de medidas punitivas adotadas por EUA e Reino Unido
O presidente Daniel Ortega e a esposa, Rosario Murillo, estão na lista de medidas punitivas adotadas por EUA e Reino Unido | Foto: Divulgação

Os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram sanções contra a Nicarágua, em resposta às eleições nacionais que reelegeram Daniel Ortega presidente do país no começo de novembro. O anúncio foi feito na segunda-feira 15.

O Departamento de Tesouro americano impôs sanções ao Ministério Público da Nicarágua e a nove altos funcionários do governo, como ministros, além de prefeitos. As medidas punitivas implicam o bloqueio de todas as propriedades e possíveis bens dessas pessoas nos EUA.

-Publicidade-

Os EUA acusam o Ministério Público nicaraguense de ter “prendido e investigado injustamente candidatos presidenciais e os impedido de concorrer a cargos públicos, minando a democracia na Nicarágua”.

Ortega venceu pelo quarto mandato consecutivo, com sua esposa, Rosario Murillo, na Vice-Presidência, depois de mandar prender os concorrentes opositores.

O Reino Unido, por sua vez, sancionou oito altos funcionários nicaraguenses, incluindo a vice-presidente, Murillo, “por seu envolvimento na repressão às manifestações”, e magistrados do alto escalão, como o presidente do Supremo Tribunal. O presidente da Assembleia Nacional e oficiais da polícia também estão na lista. As sanções incluem a proibição de viagens e o congelamento de bens.

Os EUA e o Reino Unido estão trabalhando em ações coordenadas relativas à situação nicaraguense também com o Canadá e a União Europeia.

Leia mais: “A Nicarágua entra no clube das ditaduras”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na edição 86 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.