Os Estados Unidos intensificaram seus ataques aéreos no sul do Afeganistão. Conforme noticiou Oeste, os norte-americanos ajudam as forças afegãs a reprimir uma ofensiva do grupo terrorista Talibã. “Estamos prontos para continuar com esse alto nível de apoio se os talibãs continuarem seus ataques”, disse o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central do Exército dos Estados Unidos.
Os terroristas ocuparam grandes áreas rurais do Afeganistão durante a ofensiva realizada nos últimos três meses, coincidindo com o início da retirada dos militares norte-americanos. Para McKenzie, o Talibã pretende dominar grandes centros do país. “Gostaria de ser claro: o governo do Afeganistão será realmente testado nos próximos dias”, asseverou. “O Talibã está tentando tornar sua campanha irreversível.”
O recente avanço dos talibãs gerou temor na população local, que pode assistir a nova tomada de poder pelos terroristas — há 20 anos, o grupo foi derrubado por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos devido à recusa em entregar o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, após os ataques de 11 de setembro.
Com informações do jornal The Wall Street Journal
Leia também: “Talibã afirma controlar 90% das fronteiras do Afeganistão”
A pergunta que não foi feita: Quem arma este grupo radical?