EUA liberam embarques de petróleo da Venezuela para a Europa

O ditador Nicolás Maduro comemorou a decisão

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro | Fonte: Reprodução/Redes sociais

Depois de dois anos de estritos embargos, o governo norte-americano permitiu que, a partir de julho, as companhias petrolíferas Repsol (espanhola) e Eni (italiana) passem a exportar para a Europa óleo cru e gás extraídos na Venezuela.

O volume de petróleo que as empresas devem receber não é grande, e qualquer impacto nos preços globais do combustível será modesto.

As duas empresas europeias de energia, que têm negócios com a estatal venezuelana de petróleo PDVSA, podem contabilizar as cargas de petróleo bruto para dívidas não pagas e dividendos atrasados. Washington acredita que a PDVSA não se beneficiará financeiramente dessas transações sem dinheiro.

-Publicidade-

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, espera que o petróleo venezuelano ajude a Europa a reduzir a dependência da Rússia.

Washington não fez concessões similares para a norte-americana Chevron, a indiana Oil and Natural Gas e a francesa Maurel & Prom, que também pressionaram para receber petróleo em troca de bilhões de dólares em dívidas acumuladas da Venezuela.

Parlamentares republicanos e alguns democratas se opõem a qualquer abrandamento da política dos EUA em relação a Maduro e criticaram a abordagem dos EUA à Venezuela como unilateral.

Maduro comemora

Com as empresas livres de sanções, o ditador Nicolás Maduro celebrou a decisão em transmissão por redes sociais. O dinheiro vai ajudar a irrigar a combalida economia venezuelana.

Leia também: “Entrevista com o ditador”, reportagem de Silvio Navarro publicada na edição 99 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Titio bidê trabalhando para favorecer o ditador psicopata venezuelano, que surpresa #SQN esse sujeito está tão perdido que tudo o que ele faz, coloca mais pedaço dos EUA no chão! Volta logo loirão, por favor, antes que seja tarde demais 🙏🤨

  2. Encontráram um outro jeito para mandar dinheiro pra Rússia do Putin. A Venezuela é hoje um território de influência Sino-russa. Aliás, é o que mantém o ditador Maduro no poder.

  3. O petróleo da Venezuela não presta, só serve para produzir asfalto, é por isso que apesar de ter as maiores reservas mundiais a Venezuela não é nem de longe o maior produtor de petróleo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.