As tropas norte-americanas deixaram o Afeganistão na última segunda-feira, 30. Com a partida dos últimos voos do Aeroporto Internacional de Cabul, é encerrada a mais longa ocupação da história dos Estados Unidos, iniciada meses depois do atentado de 11 de setembro de 2001.
Após a retirada dos militares norte-americanos, circularam nas mídias sociais imagens que mostram dezenas de cachorros presos em pequenas jaulas em frente de um helicóptero. Os animais, que supostamente pertenceriam ao Exército dos Estados Unidos, teriam sido abandonados na capital afegã.
Trained dogs used by #US #Forces have also been left at #Kabul airport pic.twitter.com/iSVtbFDqHB
— Sumaira Khan (@sumrkhan1) August 31, 2021
A Casa Branca, por sua vez, negou as acusações. “Ao contrário do que dizem as informações imprecisas, o Exército norte-americano não deixou cães em jaulas no Aeroporto Hamid Karzai, e particularmente nenhum suposto cão militar”, garantiu o porta-voz do Pentágono, John Kirby. “As fotos divulgadas nas mídias sociais mostram cães em refúgios de animais que não estão sob a responsabilidade do Exército dos Estados Unidos.”
To correct erroneous reports, the U.S. Military did not leave any dogs in cages at Hamid Karzai International Airport, including the reported military working dogs. Photos circulating online were animals under the care of the Kabul Small Animal Rescue, not dogs under our care.
— Maj. Gen. Patrick Ryder (@PentagonPresSec) August 31, 2021
Charlotte Maxwell-Jones, fundadora da Kabul Small Animal Rescue, uma organização sem fins lucrativos que ajuda animais no Afeganistão, garantiu que os cães vistos nas imagens não pertencem aos militares norte-americanos. A Kabul Small Animal Rescue é uma das instituições que ajudaram a resgatar os cachorros que aparecem nas fotos amplamente divulgadas na internet.
Leia também: “O fiasco de Joe Biden”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 74 da Revista Oeste
Alguem acredita nessa admistração?a mesma que falou que venceu as eleições;a mesma que falou que a retirada do Afegnistão não teria problemas e foi um sucesso;a mesma que fala que a Antifa é um movimento de paz
É verdade esse bilhete seu bidê ?