Os Estados Unidos retiraram mais de 50% de suas forças e equipamentos do Afeganistão, afirmou uma atualização feita pelo Comando Central dos Estados Unidos (USCENTCOM, na sigla em inglês), nesta terça-feira, 8.
Cerca de 500 carregamentos de aviões C-17 em materiais já deixaram o país. Por volta de 13 mil peças de equipamento foram entregues à Agência de Logística de Defesa para ser destruídas. E seis instalações norte-americanas foram entregues ao Ministério da Defesa afegão. Citando razões de segurança, a USCENTCOM afirmou que não vai mais informar a porcentagem específica de saída do país em suas atualizações, reportou o portal Axios.
Leia também: “EUA anunciam início da retirada de militares no Afeganistão”
Como noticiado por Oeste, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em 14 de abril que o país iniciaria o processo de retirada das forças militares do Afeganistão a partir de 1º de maio, com o objetivo de encerrar a operação até 11 de setembro. Na semana passada, o Departamento de Estado norte-americano anunciou que enviaria mais de US$ 266 milhões em nova ajuda humanitária ao Afeganistão, como parte de seu compromisso com a estabilidade do país.
Leia também: “O inferno afegão em nova fase”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na edição nº 58 da Revista Oeste