EUA anunciam início da retirada de militares no Afeganistão

A saída das tropas começa em 1º de maio e termina em 11 de setembro, data em que se completam 20 anos dos ataques às Torres Gêmeas
-Publicidade-
Presidente Joe Biden anuncia retirada de militares norte-americanos do Afeganistão
Presidente Joe Biden anuncia retirada de militares norte-americanos do Afeganistão | Foto: Reprodução/The White House

Em pronunciamento nesta quarta-feira, 14, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou que tem a intenção de retirar os soldados norte-americanos que estão no Afeganistão. O retorno dos militares deve ocorrer a partir de 1º de maio e terminar em 11 de setembro, data em que se completa o 20º aniversário dos atentados às Torres Gêmeas.

“Eu sou o quarto presidente dos EUA a ter mandato com presença de tropas norte-americanas no Afeganistão. Foram dois republicanos e dois democratas. Eu não vou passar essa responsabilidade a um quinto”, disse Biden.

Essa é a guerra mais longa na qual os EUA estiveram envolvidos. O conflito começou no fim de 2001, após os ataques que deixaram mais de 3 mil mortos em Nova York, Washington e Pensilvânia. Por seu envolvimento nos atentados, o governo norte-americano iniciou uma ofensiva para tirar do poder a milícia Talibã, que, à época, controlava o Afeganistão.

-Publicidade-

O fim da guerra foi uma das promessas de campanha do ex-presidente Donald Trump, que pretendia concluir a saída das tropas norte-americanas até 1º de maio, data acordada com o Talibã, no ano passado.

Leia também: “Sem anúncio prévio, secretário de Defesa dos EUA vai ao Afeganistão”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.