-Publicidade-

EUA retiram restrições a contatos com autoridades de Taiwan

Decisão deve irritar ditadura chinesa
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeu, anunciou que manterá relações com Taiwan
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeu, anunciou que manterá relações com Taiwan | Foto: Reprodução/Flickr

No fim do governo de Donald Trump, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, anunciou o fim das restrições a contatos entre autoridades dos EUA e de Taiwan, decisão que deve irritar os chineses.

Em comunicado, Pompeo afirmou que por muitas décadas o departamento criou restrições internas complexas nas interações de diplomatas americanos e outras autoridades com seus pares taiwaneses.

“O governo dos EUA tomou essas ações unilateralmente em uma tentativa de apaziguar o regime comunista de Pequim”, diz o texto. “Hoje eu anuncio que estou retirando essas restrições autoimpostas.”

Pompeo conclui afirmando que a declaração de sábado 9 “reconhece que a relação EUA-Taiwan não precisa e não deve estar acorrentada a restrições de nossa permanente burocracia”.

Leia também: “Ministro do Japão pede que Biden aja como Trump em relação a Taiwan”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês